Escritor divulga livro antidrogas no Legislativo
A presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, vereadora Edna Flor (PPS), recebeu na manhã de hoje (26) a visita do escritor Antônio Morari Filho.
Ele compareceu à sede do Legislativo araçatubense para divulgar seu novo trabalho: o livro "Drogas: conhecer para viver ou morrer". É a terceira obra do autor, em cujo currículo constam ainda o livro "Educar de Coração" e o almanaque católico "Orações e Reflexões".
A mais recente publicação tem 74 páginas e é direcionada aos pais ou responsáveis por crianças e adolescentes. A distribuição é gratuita e a tiragem inicial é de 5 mil livros, que deverá ser ampliada para atender a demanda.
Morari Filho entregou um exemplar com dedicatória à presidente da Casa e distribuiu outros onze exemplares que foram encaminhados pela Presidência aos demais vereadores.
"O objetivo do livro é orientar pais, familiares a conversar sobre drogas com os filhos e por fim a tabus sobre o tema. A sociedade deve ampliar a discussão sobre os entorpecentes, porém lamentavelmente isso não está acontecendo", informou o autor.
Policial militar aposentado e ex-diretor da Guarda Municipal, o autor afirmou que tem sido procurado frequentemente pelas escolas para dar palestras de prevenção às drogas. Ele atribui a demanda ao trabalho pioneiro de tratamento de dependentes químicos e às palestras educativas desenvolvidas no município e na região.
A convite das escolas, Morari Filho tem participado de encontros especiais entre educadores e familiares de estudantes para discutir estratégias de prevenção às drogas.
"A direção dos estabelecimentos de ensino faz o contato comigo para agendar a palestra. Em seguida, a escola programa uma reunião com os pais ou responsáveis pelos alunos que recebem gratuitamente os exemplares após a reunião", explica.
A presidente da Casa elogiou o trabalho do autor. "É uma iniciativa de saúde pública e de cidadania, uma vez que temos, infelizmente, uma parcela expressiva de crianças, adolescentes e adultos envolvida com drogas. A experiência do autor na prevenção de entorpecentes relatada no livro reafirma a importância da família nesse processo", afirmou Edna.
A vereadora firmou uma parceria com o escritor para ampliar a divulgação do livro. "O Legislativo vai contribuir para que vários exemplares cheguem aos estabelecimentos de ensino e às entidades que atuam na prevenção das drogas, além do Conselho Tutelar e dos Direitos da Criança e Adolescente", completou.