Estacionamento rotativo é tema de requerimento-(Veja Vídeo)
A implantação do estacionamento rotativo no município foi um dos seis requerimentos de informações oficiais aprovados durante o Grande Expediente da 8ª sessão ordinária do ano. Proposto pelo vereador Arlindo Araújo (PPS), o documento será encaminhado ao prefeito, que terá 15 dias para respondê-lo.
No pedido oficial, o parlamentar quer saber as razões pelas quais a lei do estacionamento rotativo não está sendo cumprida no município. Em junho do ano passado, a Câmara aprovou projeto de lei autorizando o Executivo a reativar o estacionamento rotativo. Porém, mesmo após a sanção do prefeito, a área de zona azul ainda não entrou em funcionamento.
Araçatuba está sem área azul desde 2010, quando venceu o contrato da empresa operadora do serviço - Flexpark - com a Prefeitura. Sem a instalação do sistema, os motoristas encontram dificuldades em encontrar vagas para estacionar, principalmente nos corredores comerciais da cidade.
Uma reportagem produzida pela TV Câmara mostrou os transtornos enfrentados por quem estaciona nas áreas de maior circulação de veículos.
Por conta da indefinição sobre o retorno da área azul, motoristas são obrigados a parar distante dos locais que procuram ou então recorrer a estacionamentos pagos. "Não tem lugar para parar. Ou você gasta e paga para estacionar ou para longe de onde quer ir. Precisa tomar providências o mais rápido possível", disse a funcionária pública aposentada Teresinha Tibério Sacutti à reportagem.
Balanço
Além do estacionamento rotativo, o Plenário também aprovou outros cinco requerimentos de informações. De autoria do vereador Joel Platibanda (PSDB), foram aceitos três pedidos de informações oficiais. As correspondências cobram providências do Poder Público sobre uma erosão na avenida Dois de Dezembro, subvenção repassada a entidades de Araçatuba e manutenção de veículos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Proposto pelo mesmo vereador, foi rejeitado um requerimento com perguntas sobre as ruas recapeadas de Araçatuba.
Já a vereadora Tieza (PSDB) obteve o aval do plenário em um pedido de informações que solicita dados sobre os semáforos instalados nos últimos três meses na cidade.
Também de autoria do vereador Arlindo Araújo, o colegiado aprovou um requerimento que solicita informações da administração sobre os veículos que ficam estacionados e expostos a céu aberto.