Estagiários vão elaborar regulamento para atividades na Câmara
Pela terceira vez este ano, a presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), e o diretor geral Édison Eduardo Gomes, se reuniram, na sexta-feira, dia 14/08, com os 10 estagiários e três mirins que trabalham no Legislativo. Entre os vários assuntos tratados está a proposta de elaboração de um regulamento para as atividades dos estagiários.
Para isso, foi formada uma comissão composta pelos estagiários João Luís dos Santos Silva, Nandara Helena Silva Sakamoto e Anny Kellen Ossune, e terá ainda a participação das servidoras Maria Aparecida Dias e Alessandra Mara Sversut, que vão auxiliar nas pesquisas. Com base na Lei do Estagiário nº
Edna Flor aproveitou o momento para anunciar a redução da carga horária pela metade nos dias em que estagiários tiverem provas. "Esse pedido foi feito por eles mesmos na última reunião e consideramos bastante justo, tendo em vista que terão um pouco mais de tempo para ser preparar para as avaliações", explica.
Quanto ao pedido de melhoria no valor da bolsa estágio, a presidente destacou que essa medida precisa estar prevista no Orçamento. "Portanto, para esse ano isso não será possível. Já para 2010 vamos considerar a proposta", garantiu. Atualmente, estagiários de nível superior que trabalham seis horas por dia recebem uma bolsa mensal de R$ 600,00. Os de nível médio ganham R$ 300,00 pelo mesmo período de trabalho.
Nandara Sakamoto e Felipe Nava Pupo destacaram a importância dessas reuniões feitas pela presidência. "A cada novo encontro nos sentimos mais valorizados e percebemos o quanto somos importantes no auxílio das atividades legislativas. E o que é melhor é que nossos pedidos são estudados com carinho e muitos já foram atendidos", disseram.
O diretor geral da Casa afirmou que em muitos assuntos, ao invés de ensinar, está aprendendo com os estagiários e mirins. "Eles sempre trazem um olhar diferente para questões que estamos acostumados a lidar no dia-a-dia sempre da mesma forma", disse.
Como de costume, nos encontros, os participantes fazem um momento de reflexão. Nessa reunião eles assistiram ao vídeo "Solidariedade Indiana", postado no Youtube, e fizeram comentários sobre o assunto. No próxima encontro, marcado para a última sexta-feira do próximo mês, haverá um momento cultural. O desafio é que eles preparem uma música ou encenação com um tema que traga uma reflexão para a construção do bem.