Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
10/02/2014
FAC-FEA recebe voto de aplauso por resultado satisfatório em avaliação do MEC

Criada pela Lei Municipal nº 1.306, de 27 de março de 1967, a FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba) obteve nota 4,0 no IGC (Índice Geral de Cursos) de 2012 e, por isso, passou a integrar o grupo de excelência das instituições brasileiras de ensino superior. O desempenho levou o presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, vereador Dr. Jaime (PTB), e a vereadora Beatriz (PT) a proporem um voto de aplauso à faculdade araçatubense.

O requerimento foi aprovado e subscrito por todos os vereadores no Grande Expediente da 2ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (10/02). Dirigentes, professores, alunos e funcionários da instituição acompanharam a deliberação da homenagem no plenário do Poder Legislativo.

Aferido anualmente pelo Inep/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação), o IGC é um indicador de qualidade das instituições de educação superior de todo o país. O índice varia de 1 a 5 e é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. O desempenho igual ou superior a quatro classifica a instituição no grupo de excelência, dispensando-a de inspeção do MEC e liberando-a para abrir vagas.

Em 2012, 2.008 instituições brasileiras foram avaliadas e somente 16% delas conquistaram a classificação de excelência. O resultado foi divulgado em dezembro do ano passado. Para o diretor pedagógico da FAC-FEA, professor Pascoal Manfredi Neto, o desempenho obtido pela instituição é consequência do trabalho que vem sendo realizado. “Na verdade, é o comprometimento que nossos professores, alunos e funcionários têm com a instituição que nos levou a obter esse resultado”, avaliou.

Durante a discussão do voto de aplauso à FAC-FEA, o vereador Dr. Jaime falou sobre a federalização da fundação araçatubense, que vem sendo pleiteada desde o ano passado. “Nós estamos empenhados em obter o registro da federalização da FEA a partir do campus da Universidade Federal de São Carlos. Assim, nós poderemos melhorar a qualidade de vida da nossa população por meio da qualificação profissional dos nossos jovens”, lembrou o parlamentar.

Ao lado dos vereadores Beatriz, Gilberto Batata Mantovani (PR), Cido Saraiva (PMDB) e Professor Cláudio (PMN), Dr. Jaime integra uma comissão especial de parlamentares criada na Câmara para acompanhar e apoiar esse processo.

Os vereadores Tieza (PSDB), Rosaldo de Oliveira (PROS), Beatriz, Edna Flor (PPS), Rivael Papinha (PSB), Gilberto Batata Mantovani e Dr. Nava (PROS) também discutiram o requerimento. “Educação não se faz a curto prazo. A nota 4,0 é resultado de um trabalho em equipe. A FEA está no ranking de excelência das faculdades, junto com a Unesp e alguns cursos da USP”, ressaltou Beatriz.

A FAC-FEA é uma instituição pública e sem fins lucrativos, que oferece cursos de graduação em Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Matemática, Pedagogia e Psicologia. “A nossa missão é qualificar o indivíduo não só para o mercado de trabalho, mas também para a sociedade, tornando-o participante e não mero espectador”, explicou Manfredi.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior