Família de ex-prefeito doa livros a escolas na Câmara
A família do ex-prefeito de Araçatuba Aureliano Valadão Furquim vai doar cerca de 270 exemplares de sua biografia a escolas da rede pública do município, que totalizam 90 estabelecimentos de ensino, entre unidades estaduais e municipais.
A solenidade que marca a doação dos livros vai ocorrer amanhã (26), a partir das 19h30, na Câmara Municipal de Araçatuba. O evento, cuja data antecede a programação do 106º aniversário da cidade, a ser celebrado no próximo dia 2 de dezembro, é aberto ao público.
A obra, intitulada “De Minha Janela – Vida e história de Aureliano Valadão Furquim e suas realizações em Araçatuba”, foi escrita pelo professor de história Euclides Garcia Paes de Almeida, editada pelo jornalista Marcelo Teixeira, e lançada no ano passado.
A biografia tem 244 páginas, com as principais passagens da vida do ex-prefeito, que também foi interventor e vereador em Araçatuba. Atualmente, pode ser encontrada nas bibliotecas das universidades locais (Unesp, UniSalesiano, UniToledo e FEA), assim como na Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral”.
Na abertura do evento, será exibido um vídeo com depoimentos sobre o ex-chefe do Poder Executivo. Na sequência, ocorrerá a doação dos exemplares aos representantes das escolas; e ao final, a abertura da exposição “Valadão Furquim: Um pedaço da nossa história, a história de Araçatuba”, que reúne 13 painéis com fotos antigas e atuais de locais públicos construídos pelo ex-prefeito. O acervo ficará exposto para visitação pública no corredor do piso térreo da Câmara durante o mês de dezembro.
A vereadora Tieza (PSDB), que mantém amizade com os familiares do ex-agente político, foi uma das pessoas que articularam forças para realizar o evento na sede do Poder Legislativo, que inclui uma sessão de autógrafos do autor nos exemplares distribuídos às escolas.
“Um prefeito com o legado de grandes realizações que estão eternizadas na história da administração pública de Araçatuba merece uma homenagem deste porte pela nossa sociedade”, enfatizou Tieza.
(com informações do jornalista Marcelo Teixeira - Melhor Notícia Comunicação Estratégica)