Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
21/10/2014
Governador do Rotary usa tribuna livre para falar sobre poliomielite

O governador do Rotary 4470, Sidney Garcia de Souza, usou a Tribuna Livre, durante os trabalhos da 34ª sessão ordinária (20/10), para falar sobre o trabalho de erradicação da Poliomielite desenvolvido pela entidade no Brasil e no mundo. Conforme explicou o palestrante, a poliomelite é uma das doenças que mais vitimaram no século 20. “Durante a primeira metade do século 20 a poliomielite matou ou deixou aleijada mais de meio milhão de pessoas por ano”, lamentou.

Dados apresentados pelo rotariano demonstraram que os países da América do Sul, incluindo o Brasil, estão livres da poliomielite há mais de uma década e que o Rotary abraçou a meta de erradicar a doença desde 1985. “Desde então, já foram investidos pelos rotarianos cerca de US$ 1,3 bilhão para imunizar cerca de 2,5 bilhões de crianças em 122 países diferentes”, ressaltou.

Apesar dos esforços do rotarys do mundo inteiro há ainda países onde a doença, que é altamente contagiosa, persiste. “A campanha contra a pólio é a maior campanha de saúde pública já realizada em todos os tempos e a doença será erradicada definitivamente do planeta, mas há ainda países onde a polio é endêmica como na Nigéria, Afeganistão e Paquistão”, informou o rotariano.

Conforme explicou o governador rotariano, o trabalho de combate à poliomielite desenvolvido pela entidade conta com o apoio de parceiros importantes como a Organização Mundial de Saúde, o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças, a Unicef,a Fundação Bill e Melinda Gates, além de governos mundias, organizações e pessoas”, finalizou.

 

Voto de Aplauso

Para reverenciar o trabalho desenvolvido pelo Rotary na erradicação da poliomielite no mundo, a vereadora Tieza (PSDB) apresentou um voto de aplauso Rotary Distrito 4470, extensivo ao seu Governador, Sidney Garcia de Sousa. Uma iniciativa que foi aprovada pelos demais parlamentares.

No documento, a vereadora destaca que além das outras entidades presentes no projeto intitulado Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, a parceria do Rotary é, sem dúvida, uma das mais importantes, pois, além da contribuição financeira, a entidade advoga em favor da causa junto aos governos e participa ativamente, e de forma voluntária, em todas as campanhas de vacinação.

Tieza ainda ressalta que o dia 24 de outubro é consagrado como o Dia Mundial de Combate à Pólio no Mundo e que no Rotary as ações se intensificam. “A entidade reforça o seu compromisso de sensibilizar toda a comunidade rotária a redobrar a mobilização para reforçar as fileiras de combate sem tréguas à doença, que ainda persiste em alguns países”, destacou.

A homenagem foi lida e entregue ao governador Sidney Garcia de Sousa durante os trabalhos da 34.ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira, 20 de outubro.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Fátima Mantello / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior