Governo estadual recebe sugestões para o Orçamento de 2014
A Câmara de Araçatuba sediou, na manhã desta sexta-feira (5/7), uma audiência pública do governo estadual para receber sugestões da população ao orçamento de 2014. Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e lideranças comunitárias da região participaram do encontro. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) irá encaminhar o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) à Assembleia Legislativa até o dia 30 de setembro.
A mesa diretora dos trabalhos da audiência foi composta pelo diretor do Escritório Regional de Planejamento de Araçatuba (Erplan), Jair Rosseto; pela presidente da Câmara de Araçatuba em exercício, vereadora Beatriz (PT); pelo prefeito de Guararapes Edenilson de Almeida (PSDB); pelo deputado estadual Dilador Borges (PSDB) e pelo representante da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado Marcos Toledo.
Nos momentos iniciais do evento, a vereadora Beatriz fez um agradecimento a todos os presentes e destacou a importância da participação da população com sugestões. "Nós ficamos muito felizes com essa oportunidade de ouvir as pessoas. É fundamental essa iniciativa de descentralização do governo em ter um olhar para as cidades do interior", afirmou.
Após os discursos dos componentes da mesa, o assessor técnico da secretaria de Planejamento do governo do Estado de São Paulo Maurício Hoffmann explicou a composição do orçamento estadual, que é o segundo maior do país. "O orçamento segue o que as leis determinam e mostra onde os recursos serão aplicados", disse.
Dezenas de propostas foram trazidas pelos participantes, entre elas pedidos de melhorias de rodovias vicinais e estradas rurais; recuperação da malha ferroviária; aumento de recursos para a saúde e agilidade na realização de exames custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); ampliação do programa "Água Limpa"; adoção de políticas de descarte de resíduos sólidos na região; instalação de novos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades); construção de novas unidades escolares em cidades da região; ampliação da Fatec de Araçatuba e conclusão da duplicação da rodovia Eliezer Montenegro Magalhães (SP-463).
Mais de 30 prefeitos da região estiveram na audiência pública. As parlamentares Tieza (PSDB) e Edna Flor (PPS) também participaram. Em todo o estado, serão realizadas 19 audiências públicas até o próximo dia 26 de julho. As propostas recebidas irão contribuir para a elaboração do projeto de Lei Orçamentária Anual.