Leitura integral de respostas oficiais é aprovada em 1ª discussão
Em primeira discussão, os vereadores aprovaram por unanimidade, durante a 37ª sessão ordinária do ano, projeto de resolução de autoria do vereador Dr. Nava (PSC) que sugere a leitura integral das respostas do Executivo municipal aos requerimentos de informações enviados pela Câmara.
De acordo com o autor, a matéria tem como objetivo divulgar as explicações da administração municipal com relação aos pedidos de informações sobre problemas indagados ao Executivo pelos vereadores sobre diversos assuntos envolvendo a Prefeitura.
"Atualmente, apenas é informado ao público o número dos requerimentos respondidos pelo Executivo, sem conhecimento do seu teor. Posteriormente, é encaminhado ao vereador-autor, fazendo com que muitas vezes ele não tenha oportunidade de dar publicidade dessa resposta à população", explicou Dr. Nava.
As vereadoras Edna Flor (PPS) e Tieza (PSDB) elogiaram a proposta, mas defenderam a importância de melhorar a qualidade dos esclarecimentos às perguntas dos vereadores, a exemplo de respostas lacônicas ou imprecisas do Executivo municipal aos requerimentos dos parlamentares.
Tieza afirmou ainda que pretende apresentar uma emenda ao projeto que consiga conciliar a necessidade de dar divulgação às respostas do Executivo em função de um tempo razoável.
"Em outras ocasiões, quando da divulgação das respostas do Executivo na íntegra, a leitura consumia muito tempo e isso tem de ser avaliado", ponderou a vereadora do PSDB.