Ministra participa do lançamento de edital do "Pontos de Cultura"
O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Dr. Jaime (PTB), e a vereadora Beatriz (PT) participaram, na tarde de ontem (30/1), da cerimônia de lançamento do edital do "Pontos de Cultura" no município. A solenidade teve a presença da ministra da Cultura Marta Suplicy, que assinou o documento com o prefeito municipal Cido Sério (PT).
O compromisso, firmado entre o Ministério da Cultura e o CIC (Consórcio Intermunicipal Culturando), irá contemplar 40 pontos de Cultura - oito deles em Araçatuba. O acordo tem um investimento total de R$ 7,2 milhões.
As oito entidades de Araçatuba que tiveram os projetos culturais escolhidos e serão contempladas com recursos para ampliar as atividades são: Escola de Samba Unidos da Zona Leste ("Carnaval em ação, samba, cultura e geração de renda"); Escola de Samba Sonho e Fantasia ("Rede de Sonhos"); Alma (Associação Livre dos Músicos de Araçatuba), com o projeto "Orquestra Sinfônica da Alma"; Centro de Tradições Culturais ("Catira na Escola"); Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba ("Mais Cultura e Cultura Viva"); Associação das Senhoras Cristã, do Hospital Psiquiátrico Benedita Fernandes ("Bencultura"); Fundação Mirim ("Ponto de Cultura da Fundação Mirim") e AAL (Academia Araçatubense de Letras), com o "Literartes".
Durante o discurso, a ministra Marta Suplicy destacou a importância de se valorizar a cultura nos municípios. "O consórcio é um modelo para o país em termos de cultura", disse.
"A cultura é um alimento para a essência do ser humano e nós precisamos disseminar isso", disse o presidente da Câmara, vereador Dr. Jaime, após a cerimônia. "Vai ser possível investir mais na catira, nas danças tradicionais, no carnaval. É uma iniciativa que fomenta a cultura", completou a vereadora Beatriz.