Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
26/03/2010 08:52:08
Moradores do Antônio Vilela sofrem com esgoto a céu aberto

Vazamentos constantes de esgoto estão trazendo transtornos aos moradores do bairro Antônio Vilela, em Araçatuba. Dejetos líquidos e sólidos invadem trechos da rua Anor Costa, residências próximas e as margens do córrego dos Espanhóis, desaguando neste curso d´água. O problema, que ocorre há cerca de cinco meses, foi relatado ao vereador Joel de Melo Platibanda (PMN), que esteve no local na tarde desta quinta-feira (25/03).

Na avaliação dos moradores, os vazamentos são consequência do crescimento populacional na zona norte da cidade. A rede de esgoto que passa pelo Antônio Vilela não estaria suportando a demanda também proveniente do conjunto habitacional Etheocle Turrini e do condomínio Serra Dourada. "O resultado é o transbordamento do esgoto, que corre a céu aberto, inundando tudo", analisa o encarregado de manutenção, Antonio Daniel Espósito. 

Diante da situação, os moradores reclamam dos riscos a que estão expostos. "O que mais tem por aqui são pernilongos, baratas, aranhas, sapos e até cobras", afirma Daniel. Além da infestação de insetos e animais peçonhentos, o mau cheiro também incomoda. "Ficamos trancados em casa, com as portas e as janelas fechadas, devido ao fedor. É insuportável", relata a faxineira Nadir Grotto.

Outra preocupação são com as crianças, que têm livre acesso à água contaminada. "Elas costumam andar descalças ao brincar por aqui. Precisamos ficar de olho", alerta Nadir. O acúmulo de água parada também preocupa. "O bairro vive um surto de dengue. Minha filha mesmo, dez dias antes do parto, contraiu a doença", conta Daniel. O líquido é, inclusive, consumido pelos animais que pastam às margens do córrego dos Espanhóis.

Os moradores afirmam recorrer com freqüência ao Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba) para a resolução do problema. A última limpeza no local teria sido realizada nesta semana. "No entanto, a situação continua a mesma. Eles limpam em um dia, mas no outro o esgoto já está vazando novamente. Estamos cansados de medidas paliativas", desabafa o encarregado de manutenção. Para ele, é necessária a construção de uma nova rede de esgoto. "Enquanto isso não ocorre, esperamos que pelo menos nos atendam com a agilidade e a eficiência necessárias", solicita o morador.

O vereador Joel de Melo Platibanda lamentou a situação constrangedora em que estão vivendo os moradores do bairro Antônio Vilela. "Será que só eu vejo esgoto correndo a céu aberto nesta cidade? O prefeito Cido Sério tanto fala em meio ambiente, mas nada faz. Espero providências da Prefeitura. Caso contrário, comunicarei o fato ao Ministério Público", advertiu o parlamentar.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior