Moradores do Traitu ganham novo acesso ao bairro Guanabara
Até então intransitável, o prolongamento da rua Celestino Blaya Mendes, no Conjunto Habitacional José Saran, mais conhecido como Traitu, foi recuperado pela administração municipal no início deste ano. O serviço foi solicitado pelo vereador Gilberto Batata Mantovani (PR), que esteve no local na manhã de quarta-feira (06/05).
O trecho de aproximadamente 1,2 mil metros de extensão oferece acesso ao bairro Guanabara pela rua Vereador Seme Abrão. Entre os meses de dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, funcionários da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) e da Secretaria de Meio Ambiente trabalharam no local. A obra custou R$ 80 mil e foi financiada com recursos municipais.
“A gente fez uma limpeza, o desassoreamento das nascentes do córrego Machadinho e elevamos o nível da rua em aproximadamente 80 centímetros para evitar alagamentos. Fizemos a canalização para a drenagem da água e, hoje, a população está podendo circular de maneira mais rápida e eficiente”, informou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas.
Os moradores estão satisfeitos com a nova alternativa de acesso. “Antigamente, aqui, não passava nem mosquito. Quando chovia, alagava. O mato cobria todo mundo. Ninguém passava”, contou a dona de casa Marlene Dias Teixeira da Cruz, que há 23 anos mora no Bairro Traitu. “Foi uma obra muito importante, porque por aqui a gente pode sair para o centro da cidade. Ficou muito bom”, declarou a bordadeira Olinda Brito Paulino.
O vereador Gilberto Batata Mantovani lembrou que a abertura da via era uma antiga reivindicação da comunidade. “Há mais de sete anos, os moradores dos Conjuntos Habitacionais José Saran I e II reivindicavam a abertura dessa via, que ficou por muito tempo intransitável”, disse. Mas, para que a região permaneça limpa e transitável, o parlamentar pede a colaboração da própria população. “A gente fica chateado porque ainda tem pessoas que jogam lixo aqui. Não pode. É preciso respeitar os moradores dessa região”, continuou.
Batata informou ainda que tem conquistado outras melhorias para o bairro Traitu. “Mais de cem árvores já foram podadas, o centro comunitário do bairro foi limpo e vamos continuar trabalhando para que os moradores tenham uma qualidade de vida melhor”, garantiu.