Mulheres serão homenageadas durante 6ª sessão ordinária
Durante a realização da 6ª sessão ordinária do ano da Câmara de Araçatuba, na próxima segunda-feira, haverá um momento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Com isso, por volta das 21h, quando começa o Pequeno Expediente, será exibido um vídeo especial produzido pela TV Câmara sobre o drama de mulheres vítimas da violência doméstica. A produção tem 15 minutos e traz depoimentos de mulheres que foram agredidas e de especialistas das áreas social, jurídica e médica. Também há o depoimento de Maria da Penha, que se tornou um ícone na luta contra a violência feminina e dá nome à lei federal nº 11.340.
De acordo com a presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), o momento será oportuno para refletir sobre a necessidade de haver maior igualdade entre as mulheres e homens na sociedade. "É válido a gente acentuar a importância de haver essa igualdade. Podemos ver no próprio mundo da política que a igualdade ainda não acontece na mesma proporção, basta vermos o pequeno número de vereadoras de nossa região e do nosso país", afirmou.
Também serão entregues cópias da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, de 1791, aos presentes no Legislativo. O documento foi proposto à Assembleia Nacional da França durante a Revolução Francesa (1789-1799) por Marie Gouze, que lutava contra a escravidão e pela igualdade de direitos das mulheres. Gouze foi morta na guilhotina, após ser condenada como revolucionária.
Os vereadores inscritos para falar no Pequeno Expediente deverão ocupar a tribuna na próxima sessão ordinária. Os trabalhos legislativos começam às 19h.