Olair Bosco anuncia preparativos para a construção de UPA na região leste(Veja Vídeo)
A construção de uma UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) na região leste de Araçatuba está próxima. Na última segunda-feira (27/06), começou a tramitar na Câmara projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, que altera a finalidade de bens públicos do Jardim Umuarama. O objetivo é disponibilizar um espaço adequado para receber a unidade de atendimento médico. A novidade foi anunciada pelo vereador Olair Bosco (PP) no Pequeno Expediente da 21ª sessão ordinária do ano. "Esse é um pedido antigo dos moradores, que eu venho lutando para que seja atendido desde o primeiro dia do meu mandato", declarou o parlamentar.
Em mensagem anexa à propositura, o prefeito Cido Sério (PT) esclarece que o Jardim Umuarama foi o escolhido por sua localização estratégica, mas, por ser um loteamento antigo, não possui áreas institucionais, próprias para a implantação de prédios e serviços púbicos. Por isso, a Prefeitura sugere a transformação da área de recreio, situada nas ruas Manoel Carvalho de Santana, Joaquim Cândido e Álvaro da Fonseca, em área institucional. Para substituí-la, duas áreas de domínio público municipal, localizadas no cruzamento das ruas Célio Rodrigues de Araújo Cintra e Fundadores, seriam incorporadas ao sistema de recreio do bairro.
"É importante frisar que a permuta pretendida entre as áreas não causará lesão ao patrimônio público, porque, além de continuarem sendo áreas públicas, a avaliação realizada pela Comissão Permanente de Avaliação do Município atribui valores equivalentes entre elas", garante o chefe do Poder Executivo. O vereador Olair Bosco afirmou, na tribuna, estar acompanhando todo o processo junto à Secretaria Municipal de Planejamento. "O sonho da região leste de ter a sua UPA 24h está se aproximando da realidade", comemorou.
O projeto, lido e considerado objetivo de deliberação na última sessão ordinária do ano, está sob análise da Comissão de Justiça e Redação. Uma vez construída, a unidade de pronto atendimento da zona leste beneficiará moradores dos bairros Umuarama, Pinheiros, Vicente Grosso, Água Branca, Hilda Mandarino, Ivo Tozzi, Toyokazu Kawata, Elias Stefan, Concórdia e adjacências. "Esses moradores não vão mais precisar se deslocar até o pronto-socorro do bairro Santana para receberem atendimento médico", comentou Olair.
Em consonância com a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, as UPA's são estruturas de complexidade intermediária entre as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) e os prontos-socorros.