Olair Bosco relembra esforços por conquista de UPA da zona leste
O vereador Olair Bosco (PP) está satisfeito com a confirmação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para a zona leste de Araçatuba. Segundo ele, este era um sonho antigo e alvo de muitas reivindicações junto à administração. O equipamento de saúde será instalado no bairro Umuarama e o terreno destinado à construção recebeu limpeza geral na última semana. A UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) e prontos-socorros.
Ainda no primeiro ano de seu mandato, em fevereiro de 2009, o parlamentar usou a tribuna durante o pequeno expediente da sessão ordinária para registrar a necessidade de uma unidade naquela região. "Eu gostaria que o prefeito levasse esse pedido bastante a sério, pois é questão de saúde pública. Precisamos atender esses moradores", afirmou na ocasião.
Já em junho deste ano, Olair voltou à tribuna para anunciar a novidade que garantiria a criação de uma UPA na zona leste: o projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, que altera a finalidade de bens públicos no Jardim Umuarama a fim de disponibilizar um espaço adequado para receber a unidade. O vereador acompanhou todo o processo de preparação do projeto junto à Secretaria Municipal de Planejamento. O documento foi aprovado na 24ª sessão, em 15 de agosto, e no último sábado (20), Araçatuba recebeu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que confirmou o investimento.
A UPA da zona leste será instalada numa área de quase oito mil metros quadrados, entre as ruas Manoel Carvalho de Santana, Joaquim Cândido e Álvaro Fonseca, e beneficiará, além dos moradores do Umuarama, toda a população residente em Pinheiros, Vicente Grosso, Água Branca, Hilda Mandarino, Ivo Tozzi, Toyokazu Kawata, Elias Stefan, Concórdia e adjacências. Até então, o atendimento a esta área da cidade era todo concentrado no pronto-socorro do bairro Santana.