Palestra sobre assoalho pélvico reúne servidores no auditório da Prefeitura
Uma palestra para agentes comunitários de saúde marcou a primeira edição da Semana de Prevenção e Conscientização da Saúde do Assoalho Pélvico em Araçatuba. O evento foi criado pela Lei nº 8.002, de 13 de novembro de 2017, de iniciativa da vereadora Beatriz (Rede), que participou da atividade.
A palestra sobre saúde íntima foi ministrada pelas fisioterapeutas Vanessa Basqueroto, Tatiana Manjak e Roberta Toquetão no auditório da Prefeitura, na tarde desta sexta-feira (21/09). As especialistas explicaram o que é assoalho pélvico, as principais disfunções que afetam essa musculatura e como preveni-las e tratá-las.
A semana de conscientização termina neste sábado (22/09) com panfletagem no calçadão comercial da cidade. “Nós temos que trabalhar para que o nosso povo tenha qualidade de vida. A saúde do assoalho pélvico faz toda a diferença na vida da mulher e da sua família. Daí a importância dessa semana. A gente tem que espalhar o conhecimento”, disse a vereadora Beatriz.
Assoalho pélvico é um conjunto de músculos, localizados na região inferior do quadril, que auxiliam na sustentação de alguns órgãos – como a bexiga, útero, intestino e próstata –, ajudam a conter a urina, fezes e gases, além de exercer importante papel na função sexual, gestação e pós-parto.