Papinha visita alunos que participam de processo eleitoral na escola
Para estimular a cidadania, despertar o interesse e a participação dos jovens no processo político, a Câmara Municipal de Araçatuba, através de sua presidência, está desenvolvendo ações que visam divulgar as funções do Legislativo para o público infanto-juvenil. O projeto, intitulado “Construindo a Cidadania”, pretende tornar o parlamento municipal, os vereadores e os servidores públicos mais próximos dos estudantes de Araçatuba.
Dentro desta política, um trabalho em andamento ocorre com alunos da Escola Estadual Professor Jorge Corrêa. A unidade, que atende em tempo integral, desenvolve, além das disciplinas curriculares, outras matérias chamadas eletivas, onde os alunos têm a oportunidade de optar em conhecer temas que estejam de acordo com seus objetivos de vida.
As professoras Sueli Regina Garcia, de Língua Portuguesa e Vera Lúcia Mungo Zambom, de História, vão proporcionar aos alunos a experiência de participar do processo de uma eleição de vereadores. Em parceria com a Câmara Municipal, as atividades na escola incluem a campanha eleitoral, o pleito, a cerimônia de posse e o desenvolvimento das atividades parlamentares, como os projetos de lei.
Nesta sexta-feira (7/4), o presidente da Câmara, vereador Rivael Papinha (PSB), visitou a escola para falar com os alunos sobre os primeiros passos de uma campanha eleitoral, os partidos políticos e a eleição. Na próxima semana, os estudantes começam a campanha eleitoral dentro da instituição para a eleição de seus vereadores, na primeira etapa do projeto.
Vinte e três estudantes estão participando da eletiva, 11 são candidatos a vereadores e todos os alunos da escola participarão votando. A cerimônia de posse dos eleitos está prevista para acontecer em 5 de maio, no Plenário da Câmara Municipal.
Conforme explicou Papinha, outras ações serão realizadas para intensificar o relacionamento do Legislativo com os estudantes de Araçatuba. “Nossa intenção é que os estudantes compreendam a dinâmica do trabalho parlamentar, a importância do exercício da democracia e se sintam também estimulados a participar da vida pública.”, finalizou o presidente.