Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
22/10/2013
Planejamento cicloviário é discutido na Câmara

A Câmara de Araçatuba realizou, na noite desta terça-feira (22/10), uma reunião pública para discutir o planejamento cicloviário do município. No encontro, o prefeito Cido Sério (PT) e os secretários municipais destacaram que a administração tem estudos em andamento para implantar ciclovias e ciclofaixas na cidade.

Idealizada pelo vereador Cido Saraiva (PMDB), que conduziu os debates, a reunião também contou com as participações dos vereadores Gilberto Batata Mantovani (PR), Rosaldo de Oliveira (PV) e Tieza (PSDB).

Durante a explanação, o prefeito Cido Sério afirmou que o debate veio em um momento oportuno, ao citar que a Prefeitura deverá elaborar o Plano de Mobilidade Urbana até 2015. "Esse debate é fundamental, está na ordem do dia e nós iremos trabalhar juntos para construir esse plano", afirmou.

O chefe do Executivo destacou que, a curto prazo, o município poderia implantar as ciclofaixas nos finais de semana. "É uma saída, não resolve o problema da locomoção, mas traz avanços". "Nós estamos diante de um debate novo e precisamos buscar saídas para humanizar o trânsito da cidade", afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana Delcir Getúlio Nardo, existem projetos para instalar ciclovias e ciclofaixas na cidade. "Desde que assumi a secretaria, essa discussão vem sendo feita. Há várias opções e estamos aguardando as possibilidades", disse.

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação Éderson da Silva ressaltou que a instalação dos dispositivos depende do interesse da população. "É preciso haver uma vontade coletiva para essas mudanças. Nós instalamos uma ciclofaixa ligando o Bosque à Lagoa do Miguelão e recebemos abaixo-assinados das pessoas pedindo para tirar para estacionar os carros nas casas", comentou.

Oscar da Silva, integrante da "Turma do Pedal", cobrou a necessidade de haver áreas exclusivas para bicicletas. "A ciclovia é uma ferramenta primordial para uma cidade moderna como é Araçatuba e nós não podemos ficar sem", disse. Silva sugeriu a criação de uma ciclovia entre as Chácaras Arco-Íris e o bairro Vilela, para interligar a Avenida José Ferreira Batista, onde atualmente já existe o dispositivo.

Ao discutir o assunto, a vereadora Tieza sugeriu a transformação da rua Baguaçu em mão única de direção com a colocação de ciclofaixas. A parlamentar pediu empenho da prefeitura em colocar as ideias em prática. "A mobilidade é um problema muito sério, moramos em uma cidade com 88 mil bicicletas e precisamos aliviar os problemas de trânsito. Precisamos de propostas concretas", afirmou. 

O vereador Cido Saraiva citou casos de cidades que estão avançadas na discussão sobre mobilidade urbana. O parlamentar defendeu a instalação de ciclofaixas no lado esquerdo das vias. "Essa iniciativa depende do prefeito e da mobilização da população também", afirmou.

Para o vereador Rosaldo de Oliveira, a realização da reunião pública é um "marco histórico" no município. "Precisamos ter uma campanha de conscientização das pessoas, envolvendo todas as secretarias em ação integrada para melhorar o trânsito", disse.

Já o vereador Gilberto Batata Mantovani pediu a instalação de uma ciclovia ligando as avenidas Pompeu de Toledo e Café Filho.

Um levantamento feito pelo gabinete do vereador Cido Saraiva sugeriu a criação de ciclovias e ciclofaixas em cinco áreas do município: rua dos Fundadores; avenida Odorindo Perenha; ligação entre as avenidas Joaquim Pompeu de Toledo e Café Filho; avenida Abrão Buchalla e vicinal João Cazerta. Os locais foram mostrados em reportagem produzida pela TV Câmara e exibida no evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior