Platibanda questiona demora na instalação de computadores em escolas
O vereador Joel Platibanda (PMN), questionou, durante a 30ª sessão ordinária do ano, por meio de requerimento aprovado em plenário, a demora na instalação dos 520 computadores que foram adquiridos ainda na administração passada com recursos do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Segundo informações colhidas pelo vereador, apenas 15 do total de aparelhos comprados há cerca de nove meses, estão instalados.
"Quando foram comprados, a informação era de que os computadores seriam de última geração. Se demorar um pouco mais para serem instalados vão ficar ultrapassados porque a tecnologia se renova a cada dia", alerta o vereador. Platibanda disse ainda que a Secretaria de Educação tem recursos disponíveis para fazer a instalação dos laboratórios. "O que será que o senhor prefeito está esperando para colocar esses computadores à disposição dos alunos?", indaga.
A vereadora Profª Durvalina Garcia (PT) garantiu que a Prefeitura está implantando os novos equipamentos. "Pelo menos 12 escolas que já visitei contam com laboratórios de informática. É claro que o ideal é que todas as unidades do município ofereçam esse tipo de tecnologia para melhorar o aprendizado dos alunos e dinamizar as aulas dos professores. Se os computadores comprados não forem suficientes, a Prefeitura precisa adquirir mais", disse.
O vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) foi contestado pelo parlamentar Edval Antônio dos Santos (PP), ao lembrar que os aparelhos foram comprados na gestão passada, mas pagos pelo atual prefeito, Cido Sério (PT). "Quem comprou e pagou os aparelhos foi a ex-prefeita Marilene Magri, que deixou dinheiro em caixa exatamente para essa finalidade", disse ele, lembrando que a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite mais que uma administração deixe dívidas para outra.
Edval aproveitou para relatar que recebeu hoje balancete da Prefeitura e que atualmente a administração municipal dispõe de mais de R$ 67 milhões parados em caixa. "Enquanto isso, os laboratórios de informática estão sem funcionar e há tantas outras necessidades na cidade", criticou. Para ele, falta agilidade da equipe do prefeito em atender às reivindicações da comunidade, principalmente no que diz respeito ao asfalto e à recuperação das estradas rurais.