Platibanda questiona Prefeitura sobre reparos em estrada
O vereador Joel de Melo Platibanda (PMN) recebeu uma denúncia de que máquinas da Prefeitura de Araçatuba teriam realizado recentes serviços em uma estrada de terra supostamente de propriedade particular, na zona rural do Município. Localizada à margem esquerda da rodovia vicinal Jocelim Gottardi, sentido Parque Náutico Veleiro, a estrada teria sido nivelada e recebido uma ponte de madeira há cerca de quatro meses. O vereador esteve no local para constatar a veracidade das informações recebidas.
Logo no início, uma porteira, fechada com cordas, restringe o acesso à estrada. O mato alto toma conta do local, indicando ser a via pouco utilizada. Montes de terra, mato capinado e tubos de concreto deixados à margem da estrada são sinais da manutenção recente. A ponte de madeira, construída sob o córrego Machado de Mello, que corta a propriedade, também aparenta ser nova. Fotos tiradas pela assessoria do vereador na época da realização dos serviços mostram a estrada nivelada, os preparativos para a construção da ponte e máquinas estacionadas no matagal.
Após a ponte, a estrada corta uma plantação de cana-de-açúcar e termina em uma propriedade, chamada "Esconderijo do Lego". O mato alto também invade esse trecho, denotando o abandono e dificultando o tráfego de veículos.
Moradores da região garantem que a estrada é municipal. "Tudo o que eu sei é que essa estrada existe há mais de 50 anos, é usada por sitiantes e fazendeiros das imediações, mas também pode ser usada por qualquer pessoa. Ela está inclusive no mapa. Tem até nome, mas eu não me recordo", contou o pecuarista Hermelindo Corasssa, que há 30 anos reside no local. Conforme ele, a porteira no início da estrada foi instalada para evitar a ocorrência de acidentes. "O gado escapava toda hora e ocupava a rodovia. Por isso, colocaram a porteira. Mas a Prefeitura pode retirá-la quando quiser", afirma.
O morador confirma que a Prefeitura nivelou a estrada e construiu a ponte sob o córrego Machado de Mello há quatro meses. "A Prefeitura quem fez a ponte", diz o pecuarista.
O vereador Joel de Melo Platibanda afirma que vai apresentar um requerimento de informações oficiais, pedindo esclarecimentos ao Poder Executivo. "A Prefeitura não tem máquinas para arrumar a cidade, que está abandonada, mas tem máquinas para arrumar uma estrada particular? Se a estrada é pública, por que a porteira?", questiona o parlamentar. "Vamos checar se a denúncia recebida é verdadeira", conclui.