Plenário aprova requerimento sobre suposta poluição em córrego
Durante a vigésima-sexta sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (23), os parlamentares aprovaram requerimento do vereador Arlindo Araújo (PPS) à administração municipal que a questiona sobre um possível despejo de esgoto a céu aberto que atinge o Córrego Machado de Melo - no trecho compreendido entre os bairros Traitu e Jardim Guanabara.
A situação tem atormentado constantemente moradores das duas comunidades. Uma reportagem produzida pela equipe da TV Câmara de Araçatuba mostrou o escoamento de um líquido escuro e fétido ao longo do curso de água, que também padece com resíduos sólidos e móveis inservíveis que contribuem para o assoreamento do leito.
O aposentado Antônio Alviano, morador no Traitu há pelo menos 15 anos, afirmou que vizinhos já teriam denunciado a possível degradação ao córrego à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e à Polícia Ambiental para apurar o caso.
O vereador Joel Platibanda (PMN) criticou aquilo que chamou de apatia da administração municipal para resolver a questão. "Já passaram dois anos dessa atual gestão e nada foi resolvido sobre a poluição do córrego Machado de Melo. A informação é sempre a mesma: 'estamos estudando'", completou Platibanda.