Polícia Militar realiza Semana de Prevenção (Veja Vídeo)
O 2º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), que comanda o policiamento de 31 cidades da região de Araçatuba, abriu nesta manhã (22/09) a 2ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). As atividades prosseguem até sexta-feira (25/09), no auditório do Centro Universitário Toledo.
A abertura oficial do evento contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas, entre autoridades políticas, policiais militares e civis, guardas municipais, membros do Comseg (Conselho Municipal de Segurança) e de entidades beneméritas da cidade. Assessores parlamentares representaram a Câmara Municipal de Araçatuba.
O "Uso Progressivo da Força" foi o tema da palestra inaugural, proferida pelo coronel da reserva da Polícia Militar, Nilson Giraldi. É ele o criador de um método de treinamento, reconhecido mundialmente, para o uso racional da arma de fogo. "A finalidade do método Giraldi é ensinar o policial a preservar a sua vida e a sua liberdade. Sabendo usar a arma de fogo para se proteger, ele protege a sua vida. E sabendo usar a arma de fogo para proteger a sociedade, ele garante a sua liberdade", explica o mentor do método, realizado conforme os princípios dos Direitos Humanos.
Além do método Giraldi, a palestra abordou os temas segurança pública, violência, investimento e valorização do policial. "Ensinamos o policial a estar de bem com a vida, mostrando a ele que ter paz e ser feliz são opções de vida. O resultado é um policial à altura das necessidades da sociedade", afirmou o coronel Nilson Giraldi.
O ciclo de palestras sobre temas variados continua amanhã. A partir das 8h, o médico endocrinologista Antonio Fontanelli falará sobre "Saúde Integral" e o músico José Renato Gimenes sobre "Foco em desenvolvimento de pessoas - Sons e Vínculos". Depois de um pequeno intervalo, os participantes receberão orientações sobre "Gerenciamento de Crise" com o instrutor de cursos do GATE (Grupo de Operações Táticas Especiais), capitão PM Hugo Araújo Santos, e "Stress no trabalho", com as psicólogas e professoras Eneida Santiago e Sandra Lourenço.
Na quinta-feira, também a partir das 8h, estão programadas as palestras "Profissão e/ou Missão", com o cirurgião-dentista Michel Saad Neto; "CIPA", com o técnico em segurança do trabalho André Marcelino de Souza, e "Relacionamento Interpessoal", com a psicóloga Carolina Paludetto. A Sipat termina na sexta-feira com um circuito de saúde, na sede do 2º BPM/I, onde os policiais aferirão a pressão arterial, a tipagem sanguínea e receberão orientações sobre saúde bucal, alimentação saudável e postura correta.
"Procuramos diversificar os temas abordados para reforçar a conscientização da equipe, objetivando o pleno desenvolvimento das atividades de segurança pública", afirmou o comandante do 2º BPM/I, tenente coronel PM Paulo Arcanjo da Cruz.
A 2ª Sipat do 2º BPM/I tem como parceiros a Unip (Universidade Paulista), Unitoledo (Centro Universitário Toledo), Unisalesiano (Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium) e Apas (Associação Policial de Assistência à Saúde de Araçatuba).