Políticas culturais são tema de requerimento aprovado na Câmara
Os vereadores de Araçatuba aprovaram três requerimentos de informação oficial durante a fase do Grande Expediente da 6ª sessão ordinária do ano realizada ontem na Câmara. Desse total, dois são assinados pela vereadora Tieza (PSDB) e o outro pela vereadora Edna Flor (PPS). Os documentos serão enviados ao prefeito Cido Sério (PT), que terá até 15 dias para responder aos questionamentos.
O questionamento referente à implantação de políticas culturais - com ênfase nos trabalhos com música - para a população no município, assinado pela vereadora Tieza, causou ampla discussão entre os vereadores no plenário. A autora alegou falta de informações sobre as ações e recursos destinados à Secretaria de Cultura pelo Estado e União, além daqueles oriundos do Consórcio Intermunicipal Culturando para justificar a apresentação do requerimento.
Antes de votarem o documento, as vereadoras Beatriz e Professora Durvalina, ambas do PT, e os vereadores Gilberto Batata Mantovani (PR), Rivael Papinha (PSB) elogiaram as ações culturais desenvolvidas pelo município.
Segundo eles, com a aprovação do requerimento e, consequentemente, do envio das respostas pelo chefe do Executivo, as informações sobre as ações e os recursos destinados à Secretaria de Cultura para a realização de eventos relacionados à pasta serão divulgadas com mais visibilidade.
Entre os questionamentos apresentados pela vereadora Tieza estão o número de grupos musicais mantidos pela Prefeitura de Araçatuba ou sob responsabilidade dela, via Secretaria da Cultura e os eventos esses grupos participaram no período de maio a outubro de 2014.
A existência de alunos recebendo bolsa de estudos para frequentar cursos de formação e/ou aperfeiçoamento em conservatórios musicais fora da cidade; a data de formação da Orquestra de Sopro Bruno Zago; e os convênios firmados pelo município com o Estado e a União para o desenvolver atividades culturais também integraram a lista de perguntas propostas pela vereadora.
Tieza perguntou ainda, conforme descrito no documento, se o município integra o Consórcio Intermunicipal Culturando; se a Associação Livre dos Músicos de Araçatuba (Alma) está em atividade e se ela recebeu algum recurso estadual ou federal em 2014.
Idoso e Iluminação – Os outros dois requerimentos aprovados em plenário foram avalizados pelos vereadores sem discussão.
Um deles, também de autoria da vereadora Tieza, questiona o Executivo Municipal quanto ao número e localização de praças com equipamentos destinados a exercícios para idosos no município.
O outro, apresentado pela vereadora Edna Flor pergunta quem são os membros da comissão criada pelo governo municipal para apresentar soluções e adaptações necessárias para assumir os serviços de iluminação pública, mediante a transferência dos ativos da concessionária CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para a Prefeitura.