Presença do prefeito na Câmara altera rito de sessão ordinária
O comparecimento do prefeito Cido Sério (PT) à Câmara Municipal de Araçatuba, na noite desta segunda-feira (10/03), alterou o rito da 6ª sessão ordinária do ano. Devido à presença voluntária do chefe do Poder Executivo, não houve Pequeno Expediente, nem Ordem do Dia. Com isso, as 29 proposituras que formavam a pauta não foram deliberadas, o que acontecerá nas próximas sessões.
Logo após o Grande Expediente, o prefeito foi convidado a se pronunciar e responder a questionamentos dos vereadores. A participação de Cido Sério está prevista no artigo 252 do Regimento Interno da Câmara. O dispositivo afirma que o agente político pode comparecer à Câmara em sessão ordinária, após prévio entendimento com o presidente da Casa, para prestar esclarecimentos sobre assuntos que julgar oportuno expor pessoalmente.
Sentado à direita do presidente da Câmara, vereador Dr. Jaime (PTB), o prefeito falou inicialmente por pouco mais de 30 minutos, divulgando os motivos que o trouxeram ao Legislativo. Em seguida, respondeu a perguntas de quase todos os vereadores sobre diferentes temas. À meia-noite, por solicitação do vereador Gilberto Batata Mantovani (PR), a sessão foi prorrogada por mais uma hora para a continuidade da sabatina.
Na sessão ordinária da próxima semana, marcada para segunda-feira (17/03), será a vez do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas, ser sabatinado pelos parlamentares. Ele comparecerá à Câmara em atendimento a um requerimento de convocação, proposto pelo vereador Rosaldo de Oliveira (PROS) e aprovado pelo plenário, na semana passada.
As condições do zoológico municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro, que está em reforma desde 2012, o déficit de árvores e o corte de espécies sem reposição comprovada são os temas que deverão fundamentar os questionamentos.