Problemas de infraestrutura afetam moradores do Paraíso
Os moradores do cruzamento das ruas Rogaciano Nolasco e Maurício de Nassau, no bairro Paraíso, sofrem com problemas de infraestrutura. O asfalto já chegou ao local, mas as redes de galerias de águas pluviais e de esgoto têm sido insuficientes. Inundações e refluxos de detritos castigam a região. O assunto foi relatado pela vereadora Edna Flor (PPS) no Pequeno Expediente da 24ª sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (19/08).
O bueiro mais próximo está localizado em frente da casa da aposentada Iracema Lourenço de Souza, que há 27 anos mora na rua Maurício de Nassau. Segundo ela, a via foi pavimentada no ano passado. "A situação aqui é intolerável. Tem só essa galeria. Então, quando chove mais de uma hora e meia, a galeria não suporta, inunda, a rua fica parecendo um mar. Estamos cansados dessa situação", desabafou a moradora.
O transbordamento do esgoto também tem incomodado a população devido à sujeira e ao mau cheiro. A dona de casa Revania Cristina Jardim de Araújo, que mora no trecho sem asfalto da rua Rogaciano Nolasco há dois anos, contou que o problema é frequente e independe da chuva. "Esses dias nem choveu e estourou tudo. A rua foi tomada por muita nojeira", disse a dona de casa. O último vazamento no local ocorreu no sábado (17/08).
Se não bastassem esses problemas, uma canaleta de concreto construída na esquina tem causado danos em veículos e prejuízos a motoristas. "Dois boletins de ocorrência já foram registrados. A frente do carro de uma senhora teve perda total. O sarjetão é problemático inclusive para pessoas de bicicleta porque é muito profundo. Deve ter uns 80 centímetros de profundidade", comentou o contador Júnio Barbosa Sala, que desde janeiro é proprietário de uma residência no local.
Os moradores reclamam ainda da falta de proteção nos canais que cortam a avenida Dois de Dezembro e a rua Antônio Freitas de Menezes. "É perigoso porque falta iluminação e está tudo encoberto pelo mato", afirmou a aposentada Ivone Herrerias Colucci, que teme a ocorrência de quedas no local.
Na tribuna da Câmara, a vereadora Edna Flor (PPS) cobrou uma solução definitiva para os problemas de infraestrutura que afetam os moradores do bairro Paraíso. "É uma área que há muito tempo vem apresentando problemas. Precisamos de uma solução definitiva. Não dá mais para os moradores conviverem com essa situação", discursou a parlamentar, garantindo que voltará a falar sobre o assunto.