Programa "Dentistas do Bem" recebe voto de aplauso da Câmara(Veja Vídeo)
O plenário da Câmara aprovou, durante 36ª sessão ordinária, voto de aplauso apresentado pelos vereadores Aparecido Saraiva (PMDB) e Tieza (PSDB), ao projeto Dentistas do Bem, que foi implantado em Araçatuba em 2007 e conta com o trabalho voluntário de 27 dentistas, que atendem crianças e adolescentes de baixa renda.
Os atendidos recebem tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Segundo a coordenadora do projeto em Araçatuba, Sandra Borghi, cerca de 100 pessoas, entre 11 e 18 anos, já receberam tratamento odontológico no município.
O tratamento, feito no consultório do próprio dentista, é de caráter curativo, preventivo e educativo. Atualmente, o Dentista do Bem está presente em 26 Estados, além do Distrito Federal, e os pacientes são selecionados por grau de necessidade, através de uma triagem feita pelos dentistas entre crianças de 5ª a 8ª séries em escolas públicas e instituições.
Implantado em 2002, pelo dentista Fábio Bibancos, o projeto já atendeu aproximadamente 10 mil crianças e adolescentes, e conta com o trabalho de cinco mil profissionais em todo o Brasil.
No último dia 26 de outubro, a vereadora Tieza participou da apresentação do documentário Boca a Boca, produzido pela ONG Turma do Bem. O filme, mostrado no teatro Paulo Alcides Jorge a autoridades e profissionais do setor, retrata a precária condição da saúde bucal dos brasileiros e o que está sendo feito para tentar reverter esse quadro.
Segundo Sandra Borghi, do ponto de vista dentário, o Brasil é uma vergonha nacional, com cerca de 25 milhões de desdentados e nenhum plano sério do governo para cuidar das crianças. "Se a sociedade civil se mobilizar e fazer a sua parte vamos conseguir modificar essa triste estatística", finaliza.