Projeto aprovado visa homenagear personalidades históricas do município
Anualmente, personagens históricos da cidade serão homenageados pelo Poder Legislativo. O Projeto, de autoria da presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), que autoriza a Mesa Diretora a realizar sessões especiais para este fim, foi aprovado em plenário durante os trabalhos legislativos da 35ª sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (25/10).
Conforme estabelece o projeto, a solenidade deverá ser realizada na terceira semana do mês de setembro e destacará um homenageado. A meta é dar visibilidade aos inúmeros personagens que fizeram e fazem a história de Araçatuba.
Para a parlamentar, um dos principais objetivos da história é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região, para o entendimento do processo de desenvolvimento. "A preservação e o estudo do passado são de extrema importância para a evolução das civilizações", explicou.
A ideia de apresentar projeto desta natureza surgiu em setembro deste ano, quando integrantes do gabinete da vereadora, em conjunto com grupos da sociedade, organizaram um evento para reverenciar os 50 anos da morte do Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, padre da igreja católica que realizou reconhecido trabalho social na cidade.
Durante o evento, foi exibido um documentário sobre a vida e obra do religioso e, logo em seguida, o jornalista Fernando Sávio fez uma palestra sobre a importância histórica do padre. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa que o jornalista fez sobre personalidades da cidade. "Trabalhos como este realizado pela Legislativo em memória do Monsenhor Victor ajudam a incrementar o acervo histórico do município e agora, com a aprovação deste projeto, poderemos ampliar ainda mais essa possibilidade, resgatando a cada ano a vida e a obra de pessoas importantes para Araçatuba", finalizou Edna Flor.