Projeto em tramitação cria Semana do Aleitamento Materno [Veja vídeo]
Está em tramitação na Câmara de Araçatuba um projeto de lei, de autoria do vereador Gilberto Batata Mantovani (PR), que institui a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno. A propositura prevê que a data seja comemorada na primeira semana do mês de agosto, passando a integrar o calendário oficial de eventos do Município.
Em Araçatuba, desde 2006, existe um banco de leite no Hospital da Mulher, responsável por atender 40 municípios. De acordo com Jesiela Passarini, enfermeira e responsável técnica do Banco de Leite, o aleitamento materno é essencial para os bebês durante os primeiros seis meses de vida. "O aleitamento funciona como a seiva da vida, pois é um alimento completo, com todos os nutrientes e sais minerais necessários. Traz vários benefícios para as crianças, evita a desidratação e doenças respiratórias, além de ser um vínculo importante com a mãe", afirma.
Em geral, os bancos de leite humano atendem UTIs neonatais e berçários patológicos. Segundo Passarini, ao contrário do que muitas mães doadoras pensam, não há necessidade de ir até o hospital para fazer a doação. Basta ligar para o banco de leite que uma equipe da unidade se desloca até a residência para fazer a coleta. O banco de leite do Hospital da Mulher de Araçatuba funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O telefone para contato é (18) 3636-1170.
No município, o número de doações ainda é baixo considerado o total de cidades atendidas. "O projeto de lei proposto vem em um bom momento para que todos se voltem para essa questão. Nós precisamos de leite materno todos os dias, principalmente para os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe", relata.