Proposta de federalização da FEA é tema de reunião
A vereadora Beatriz (PT) recebeu, no final da tarde desta quarta-feira (24/4), três representantes da Fundação Educacional Araçatuba (FEA). Estiveram presentes no gabinete da parlamentar a diretora pedagógica Vera Smolentzov; o representante dos professores no Conselho de Curadores José Antônio Alves e o presidente da Associação dos Funcionários Robesval Ribeiro Silva.
Durante o encontro, os professores discutiram a proposta de federalização da FEA, cujo movimento começou com funcionários e alunos da instituição e com a criação da comissão Pró-federalização, que pretende solicitar a intervenção do Ministério da Educação, buscar apoio da comunidade e discutir o tema com autoridades regionais e estaduais (prefeitos, deputados e vereadores).
Na Câmara, a vereadora Beatriz é autora de um projeto de resolução que constitui comissão especial de três vereadores para acompanhar, articular junto às esferas de poder competentes e apresentar propostas nos assuntos relacionados à federalização da Fundação Educacional Araçatuba. A matéria está em tramitação no Legislativo.
A FEA é uma fundação municipal de ensino superior com cursos de graduação em Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Matemática, Pedagogia e Psicologia.
"Nós estamos trazendo todas as discussões que fizemos com os professores e os alunos para contribuir com a Câmara nesse debate sobre a federalização. Há pouca pesquisa na região e Araçatuba tem um potencial muito grande de desenvolvimento", destacou Robesval Ribeiro Silva.
Na avaliação da vereadora Beatriz, a reunião é um passo inicial para um grande debate sobre o assunto. "Nós fomos convidados e participamos do FEA Fórum 2013, que discutiu os benefícios da federalização. É algo que agrega muito à cidade e precisamos estabelecer um diálogo com toda a comunidade de Araçatuba e região", concluiu.