Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
21/05/2012 22:23:06
Quadro restaurado é devolvido ao acervo da Câmara

Durante os trabalhos da 16ª sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (21/05), os vereadores receberam das mãos de Paulo Carvalho, coordenador da Oficina de Pintura Sílvio Russo, um quadro restaurado que faz parte do acervo da Câmara. A obra, que mede 100 x 80 cm, é de 1972 e faz parte do conjunto de gravuras em metal da série 4-15, nº 3 do artista Sílvio Russo. O quadro foi restaurado pela Oficina de Restauração de Pintura - Óleo sobre Tela, que teve a coordenação da artista plástica Rose Fávero.

Realizada no período de 26 de janeiro a 29 de março, no museu Araçatubense de Artes Plásticas, a oficina contou com a participação 10 pessoas entre artistas plásticos, museólogos, curadores e interessados em restauração. Com o trabalho, os participantes aprenderam técnicas de restauro e puderam contribuir para a preservação do patrimônio artístico e cultural local e regional.

O quadro do artista Silvio Russo faz parte do acervo da Câmara que conta com outras 14 obras que estão em exposição permanente na Casa de Leis. Alguns quadros foram doados pelo Governo do Estado e outros pelos próprios artistas. Eles saíram do arquivo da Casa devido a uma política de valorização da cultura e do espaço público, adotada pela atual Mesa Diretora da Câmara. "Os quadros são trabalhos artísticos que merecem ser vistos. Muitos deles são históricos e sempre representam algo para quem os observa", disse o presidente Cido Saraiva.

O artista Silvio Russo

  
Silvio Moacir Russo nasceu no dia nove de maio de 1934, em São Paulo. Desenhou desde os quatro anos e aos 16 já era um profissional das artes. A pintura de Russo passou por inúmeras fases, técnicas e materiais, incluindo esculturas em barro e madeira, mas o que o consagrou foi o traço em branco e preto, denominado por ele de "Bio-Psíquico" em 1966.
O artista possui obras em importantes acervos de centros de preservação da cultura brasileira e das artes plásticas. Silvio Russo também foi reconhecido no exterior, tendo feito exposições em vários países da América Latina.
Silvio Russo chegou a Araçatuba no ano de 1971, onde montou seu ateliê e executou inúmeras e importantes obras para o município, como o mural da Capela Salesiana e o Mural interno da Secretaria da Cultura, entre outros.

Fonte: Divisão de Comunicação: Fátima Mantello / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: