Requerimentos sobre educação geram debate em plenário
Durante o Grande Expediente da 21ª sessão ordinária do ano (20/06), os vereadores de Araçatuba aprovaram oito requerimentos de informações oficiais. Tieza (PSDB), Arlindo Araújo (PPS) e Edna Flor (PPS) se revezaram na autoria desses documentos. Quatro deles referem-se a problemas na educação municipal e foram discutidos em plenário.
ADIs
A solicitação que gerou mais debate foi a da vereadora Edna Flor. Ela pergunta à Prefeitura sobre a quantidade de ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil) que ocupam cargo efetivo. “O Município não está sendo justo com os ADIs em exercício. Há sobrecarga de trabalho”, denunciou a parlamentar.
Líder do governo municipal na Câmara, o vereador Prof. Cláudio (PMN) concordou que o problema é sério. Ele informou que muitas ADIs têm preferido o cargo de professora, porque a carga horária é menor, o salário é maior e a formação exigida é a mesma. “A nossa reivindicação é que o ADI ganhe igual ao professor”, anunciou.
Para a vereadora Tieza (PSDB), é preciso repensar a formação profissional dessas funcionárias. “Outros municípios enfrentam a mesma dificuldade? Nós precisamos sentar e ver de que forma podemos resolver esse problema. Para mim, esse é o grande nó da Educação”, afirmou.
A vereadora Beatriz (REDE) informou que, em reunião com a categoria, o prefeito Carlos Hernandes (PMDB) se comprometeu a rever a questão salarial. “Acredito que há sobrecarga, mas ela não é recorrente, pois as diretoras têm o cuidado de matricular as crianças conforme o número de funcionários”, ressaltou a parlamentar.
A quantidade de vagas oferecida na educação municipal é o que interessa, na opinião do vereador Dr. Jaime (PTB). “Eu me preocupo muito mais com as pessoas que nos procuram, porque não conseguem vaga na creche para o filho e, por isso, não trabalham”, disse Jaime.
O vereador Dr. Nava falou sobre o posicionamento do Poder Judiciário. “Os Tribunais têm decidido que as ADIs são educadoras e, por isso, determinado o pagamento da diferença salarial”, informou Nava.
VERDE PARQUE
Edna Flor também assinou requerimento de informações oficiais sobre a capacidade de atendimento da Emeb Profª Lourdes Regina de Sousa, no bairro Verde Parque. “Queremos saber por que as crianças do Águas Claras não foram inclusas nesta unidade”, justificou Edna.
Ela ainda questiona a Prefeitura sobre a fila de espera para consultas com oftalmologista. “Fiquei assustada com a informação extraoficial de que nove mil pessoas aguardam consulta para oftalmologia. É um número altíssimo. Queremos saber o que o Município vai fazer”, explicou.
TAXAS
Três requerimentos de informações oficiais aprovados na segunda-feira foram apresentados pelo vereador Arlindo Araújo. O parlamentar pergunta sobre a falta de professores na escola infantil do Jardim Pinheiros, a falta de cuidadora na Emeb do Jardim Iporã e as taxas em vigor no município.
SAÚDE
A saúde foi tema dos dois requerimentos de informações oficiais propostos pela vereadora Tieza. A parlamentar quer saber sobre o serviço de prótese dentária oferecido pelo CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e os funcionários da Farmácia Popular, localizada na rua Silva Jardim.
HOMENAGENS
Na fase do Grande Expediente da 21ª sessão ordinária do ano, o plenário aprovou ainda quatro requerimentos de votos de aplauso. Um deles foi proposto pelo vereador Cido Saraiva (PMDB) ao senhor Reinaldo Cacuri, que há 47 anos trabalha como taxista em Araçatuba.
O jogador de futebol Amauri Alves dos Santos, mais conhecido como Garrinchinha, foi homenageado por iniciativa do vereador Dr. Jaime (PTB). Ele atuou em vários times brasileiros e também na AEA (Associação Esportiva Araçatuba) entre 1992 e 2003.
O vereador Cabo Claudino (PTdoB) assinou o requerimento de voto de aplauso à Samar pela realização de um concurso de desenho, que envolveu alunos de escolas municipais e particulares da cidade, em comemoração ao Dia Mundial da Água e à Semana do Meio Ambiente.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Farias, e o prefeito Carlos Hernandes também receberam um voto de aplauso pela organização do 5º Café Empresarial. Esse requerimento foi apresentado pelo vereador Dr. Jaime.