Reunião discute a construção do abrigo para o acelerador linear(Veja Vídeo)
As vereadoras Tieza (PSDB) e Edna Flor (PPS), que fazem parte da Comissão criada para acompanhar a instalação do acelerador linear (equipamento utilizado para radioterapia no tratamento de câncer), participaram de uma reunião na Santa Casa de Araçatuba na última sexta-feira passada (03/05).
A construção da casamata, abrigo blindado necessário para o acelerador linear, foi o assunto da reunião. Estavam presentes no encontro Osmar Aparecido Coughi, Secretário municipal de Saúde, Edmur Flávio Pastorelo, presidente da Fundação Oncocentro de São Paulo, que é o órgão de apoio da Secretaria da Saúde para assessorar a política de Câncer no Estado, representantes da Santa Casa de Araçatuba, especialistas da área de radioterapia, entre outros envolvidos no projeto.
Depois de participar da reunião, a vereadora Tieza se mostrou otimista porque pôde constatar que houve progresso nos trabalhos."Eles já nos apresentaram o valor da obra, orçada em, aproximadamente, R$ 1, 3 milhão, a planta do local e o projeto de toda estrutura necessária.",disse.
Conforme explicou Tieza, a diretoria da Santa Casa comprometeu-se dar início ao atendimento na radioterapia em outubro deste ano. A vereadora disse reconhecer que a construção de um local dessa natureza é complexa porque envolve cuidados com radiação e energia nuclear, mas a necessidade das pessoas pelo tratamento radioterápico deve sobrepor tudo isso.
Edna Flor disse que a comissão especial de vereadores, que também conta com a participação do vereador Cido Saraiva (PMDB), vai acompanhar todo o processo e pretende continuar trabalhando no sentido de ser o elo entre as necessidades da população, dos órgãos técnicos e políticos.
Ela acredita numa mobilização da comunidade em prol da construção da casamata, mas lembra que essa é principalmente uma responsabilidade do poder público. "Estamos confiantes porque a diretora da Regional de Saúde, Ângela Conola, comprometeu-se em reunir todos os prefeitos da região para que as prefeituras discutam uma forma de colaborar a construção desta obra.", finalizou.
Campanha :
Para quem quiser colaborar com a construção da casamata, a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba disponibilizou uma conta corrente na Caixa Econômica Federal para receber depósitos da população. Qualquer pessoa pode colaborar com a quantia desejada.
Agência:0281
Conta Corrente: 00000662-2