Ritinha Prates é homenageada pelos 40 anos de fundação
Em solenidade realizada nesta quinta-feira (14/12), a Câmara de Araçatuba entregou o Diploma de Honra ao Mérito à Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates em comemoração aos 40 anos de fundação da entidade.
A honraria foi proposta pelo vereador Dr. Jaime (PTB), por meio de projeto de decreto legislativo. “É uma das associações mais importantes do interior do estado de São Paulo. O Ritinha Prates desenvolve um trabalho muito mais que técnico, envolvendo muito carinho e amor”, ressaltou o autor da homenagem.
Também compareceram à cerimônia os vereadores Dr. Almir (PSDB), Dr. Flávio Salatino (PMDB) e Cido Saraiva (PMDB). O presidente do Legislativo, vereador Rivael Papinha (PSB), conduziu a sessão.
Ao receber a honraria, a presidente da Associação Ritinha Prates, Maria Aparecida Nascimento Xavier, falou sobre o reconhecimento das atividades da entidade. “Gostaria de agradecer a todos, inclusive colaboradores e familiares de pacientes que compareceram aqui hoje. A nossa luta não para e nós temos pela frente inúmeros desafios”, destacou.
HISTÓRIA
Fundada em 23 de outubro de 1977, a associação sem fins lucrativos atua nas áreas da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates, prestando serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas e auditivas. O surgimento da entidade foi resultado do empenho de Elpídio Pedroso, Alice Prates e José Américo do Nascimento.
O Hospital atende atualmente 60 pacientes com deficiências neurológicas severas. A entidade também mantém o Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III), que atende pacientes de toda a região, com deficiências físicas, auditivas e visuais.
LANÇAMENTO DE LIVRO
A solenidade ainda teve o lançamento do livro “Incondicional – a emocionante história dos 40 anos da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates”, escrito pelo jornalista Marcelo Teixeira. A obra é resultado de cinco anos de trabalho que retratam, em textos e fotos, a trajetória da associação durante as quatro décadas de atuação.