Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
26/08/2015
Ritinha Prates inaugura Centro Especializado em Reabilitação

A Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates inaugurou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (26/08), um Centro Especializado em Reabilitação física, auditiva e visual, conhecido como CER III. Os vereadores Rivael Papinha (PSB), representando a presidência da Câmara de Araçatuba, e Dr. Jaime (PTB) participaram da solenidade.

O novo equipamento é um ponto de atenção ambulatorial que integra o programa “Viver Sem Limite”, mantido pelo governo federal desde 2011 com o objetivo de ampliar o acesso e a qualificação do atendimento às pessoas com deficiência no SUS (Sistema Único de Saúde). No local, pacientes encaminhados pela rede pública de saúde dos 40 municípios de abrangência da DRSII (Direção Regional de Saúde) recebem atendimento multiprofissional.

“Registramos o quão importante está sendo o CER para a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates. Antes, só tínhamos 60 leitos por meio do Hospital Neurológico. Hoje, temos condições de realizar mais 500 atendimentos mensais”, destacou a presidente da entidade, Maria Aparecida Nascimento Xavier. Por mês, o governo federal repassa à Ritinha Prates R$ 200 mil para custear o atendimento de 200 usuários na área de reabilitação física, 150 na visual e outros 150 na auditiva.

O serviço foi habilitado pelo Ministério da Saúde em outubro do ano passado. Desde então, já realizou 2,1 mil atendimentos só em 2014 e recebeu cerca de quatro mil usuários de janeiro a agosto deste ano. A pequena Thalita Victória da Silva Medeiros, de 1 ano e 7 meses, com deficiência auditiva e visual, é a paciente mais jovem do CER III Ritinha Prates.

“Quando minha filha chegou aqui, há quatro meses, praticamente só dormia o dia inteiro, mas, graças a essa equipe, hoje ela é outra criança, esperta e ativa. Vejo para ela um futuro melhor independente das suas deficiências”, declarou a mãe de Thalita, a dona de casa Tânia Maria da Silva Medeiros.

A estrutura, montada em uma área de mil metros quadrados nas dependências do Hospital Neurológico Ritinha Prates, agradou aos vereadores Rivael Papinha e Dr. Jaime. “É um ambiente acolhedor que vai receber milhares de pessoas de 40 municípios da região”, disse Papinha. “Esse é um espaço de inclusão e é fundamental deixar claro que sem atividade política nada disso funcionaria”, enfatizou Jaime.

O CER III Ritinha Prates está instalado na rua Wandenkolk, 2.606, no Jardim Rosele, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior