Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
17/05/2010 22:00:55
Ritinha Prates investe no atendimento a deficientes auditivos(Veja Vídeo)

Inscrito no Pequeno Expediente da 16ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (17/05), o vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) ocupou a tribuna para divulgar um novo serviço oferecido pelo Hospital Neurológico Ritinha Prates. Desde o início deste ano, a unidade mantém em funcionamento um Ambulatório de Saúde Auditiva, especializado no atendimento de pessoas que apresentam problemas de audição.

Inaugurado em 1º de fevereiro de 2010, o ambulatório já atendeu 961 pacientes de Araçatuba e região. Diariamente, cerca de 30 pessoas procuram o atendimento. As queixas vão de zumbidos no ouvido a perdas de audição. O tratamento inclui consultas com especialistas, exames específicos e o acompanhamento na colocação do aparelho auditivo adequado.

"Não basta colocar o aparelho no ouvido do paciente. Ele precisa se adaptar bem com o novo objeto. Por isso, quando ganha esse aparelho, o paciente recebe todo o suporte necessário por parte dos nossos profissionais", explicou a coordenadora do ambulatório, Karina Orsi de Mello Risolia. A equipe de atendimento é formada por médicos otorrinolaringologistas, neurologista, pediatra, fonoaudiólogas, assistente social e psicóloga.

Conforme a presidente do Hospital Neurológico Ritinha Prates, Cida Nascimento Xavier, o objetivo do Ambulatório de Saúde Auditiva é proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas atendidas. "A humanização do atendimento é o nosso diferencial. Toda a equipe está preparada para acolher os pacientes com muito carinho e amor, visando à solução dos problemas relatados", disse.

Enquanto o serviço não obtém o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, as despesas mensais em torno de R$ 40 mil são custeadas pelo próprio hospital. "Só podemos pleitear o credenciamento se já estivermos funcionando. Então, o hospital vem mantendo as despesas com recursos humanos e aguarda o repasse de verbas da rede pública de saúde para a compra dos aparelhos auditivos", informou Cida Xavier. Até o momento, 374 pacientes integram a lista de espera por um aparelho auditivo.

Na tribuna, o vereador Joaquim da Santa Casa elogiou o trabalho realizado pelo ambulatório. "Estamos tendo o privilégio de sediar um projeto auditivo que beneficia os 42 municípios da região", declarou. Porém, a demora na obtenção do credenciamento junto à rede pública de saúde está preocupando o parlamentar. "Está ficando muito custoso para o hospital bancar sozinho as despesas com os profissionais", revelou Joaquim.

Segundo o vereador Edval Antônio dos Santos (PP), o pedido de credenciamento do serviço foi encaminhado pelo Hospital Ritinha Prates à Secretaria Municipal de Saúde ainda em setembro do ano passado. "Enquanto a documentação fica parada, o Ritinha Prates paga sem receber nenhum centavo de nenhuma esfera do governo", afirmou Edval.

O Ambulatório de Saúde Auditiva funciona no mesmo prédio do Hospital Neurológico Ritinha Prates, na rua Wandenkolk, nº 2.606, no Jardim Rosele. Os interessados podem procurar a unidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30. O telefone para o agendamento de consultas é o (18) 3117-3620.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior