Rosaldo de Oliveira destaca vários temas no Pequeno Expediente
O vereador Rosaldo de Olivera (PROS) foi um dos três parlamentares que usaram o Pequeno Expediente da última sessão ordinária da Câmara de Araçatuba, realizada dia 29 de outubro. O parlamentar iniciou sua oratória dando os parabéns aos servidores públicos, que no último dia 28 comemoraram o Dia do Servidor Público.
Na sequência, exibiu matéria produzida pela TV Câmara, que retratou a situação da rua Áurea de Oliveira dos Santos, no bairro Água Branca I. O local foi recuperado recentemente. O serviço, realizado por funcionários da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), atendeu a pedido do vereador.
"Desde o início do meu mandato, busco melhorias para as ruas de terra do bairro. Dois quarteirões ainda não pavimentados da rua Áurea de Oliveira dos Santos receberam escombros triturados do prédio do antigo Hospital Modelo, que foi implodido no último dia 12 de outubro", citou o parlamentar.
"Na realidade, a reivindicação da população para o bairro Água Branca é o asfalto, mas a rua Áurea de Oliveira dos Santos estava praticamente intransitável. Estive lá em março e mostrei a situação. Hoje, graças a Deus, a população está muito mais feliz", comemorou Rosaldo.
De acordo com o vereador, a maneira como os entulhos foram depositados na via torna o serviço paliativo mais duradouro. "Os servidores da Sosp prepararam a rua com um trator de esteira, molharam e finalizaram com o rolo compactador", explicou o parlamentar, que já está conversando com a administração municipal para que outras ruas do bairro Água Branca I recebam a melhoria.
"Estamos atentos à necessidade da população. O cascalhamento vai melhorar as ruas. Assim, os moradores terão como transitar pelo local. E esperamos que, em breve, o asfalto seja feito em toda essa região", concluiu.
Fundadores - Na rua dos Fundadores, o problema apontado por comerciantes e moradores é a alta velocidade dos veículos, o que acarreta acidentes de trânsito no bairro Novo Umuarama, próximo ao Ribeirão Baguaçu.
A pedido do vereador, a TV Câmara também exibiu matéria, onde mostra que o trecho necessita de redutores de velocidade. "Um estudo deve ser feito no local. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, deverá dar mais atenção ao problema, que será levado ao prefeito Cido Sério", falou Rosaldo.
"Observamos acidentes dia sim, dia não. É urgente uma maior atenção neste trecho da Fundadores", disse o comerciante Aníbal Dias Magalhães, que recebeu o vereador Rosaldo. O parlamentar ouviu os comerciantes e os moradores que usam a via. "Acredito que uma lombofaixa irá resolver esse problema", destacou Rosaldo de Oliveira.
Manifestação - Rosaldo também citou sua participação em uma manifestação feita no último dia 26 de outubro, quando foi realizada uma passeata contra a utilização de animais em experiências e também contra o Instituto Royal de São Roque.
O evento contou com a participação das ONG's APDA (Associação de Proteção e Defesa dos Animais) e APA (Associação Protetora dos Animais), de ativistas da causa animal, de integrantes do Movimento Sem Terra do Acampamento Novo Horizonte, de crianças e da população em geral.
Para Rosaldo, que é um defensor da causa, a manifestação é de suma importância para sensibilizar as pessoas quanto aos maus tratos que animais estão sofrendo por estarem sendo utilizados como cobaias da ciência.
Os manifestantes percorreram as ruas Duque de Caxias, Avenida dos Araçás e a parte central do Calçadão de Araçatuba, entoando as frases: "Fora Instituto Royal" e "Crueldade nunca mais", além de carregarem banners com imagens de crueldades com animais.
Lagoa - O vereador Rosaldo de Oliveira também falou sobre a Lagoa das Flores. No último dia 28, ele acompanhou obras no local, no bairro Jardim América.
O trabalho, que está sendo realizado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Obras e Serviços Públicos, atende a um pedido do parlamentar, que esteve reunido com os moradores da região no mês de agosto. Na ocasião, foi relatada a necessidade de medidas para diminuir o risco de transbordamento no período de chuvas.
No local, 15 pessoas executam os trabalhos, que estão previstos para terminar em 30 dias. Os investimentos para a obra preventiva são de R$ 80 mil. Os recursos proveem da secretaria municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e serão aplicados na locação dos serviços de escavadeira hidráulica e caminhões para a retirada dos resíduos do fundo da lagoa.
"Pedi ao Executivo iluminação no local, além de uma pista para caminhada. O plantio de árvores e a instalação de iluminação irá dar outra cara ao local. Tomara que a população ganhe esses benefícios o quanto antes", completou Rosaldo.
Saúde - Rosaldo também pediu atenção do Executivo em relação aos pacientes que recebem tratamento em outros municípios. "O veículo da administração municipal demora muito para fazer esse transporte, o que prejudica a saúde dos pacientes", frisou.
Além do transporte, outro assunto abordado na área da saúde foi o Programa Melhor em Casa, do Governo Federal, que já foi aprovado para funcionar em Araçatuba. "Logo teremos em nossa cidade, só falta um detalhe da Secretaria Municipal de Saúde. O Ministério da Saúde já aprovou", disse.
Outra reivindicaçaõ do vereador é o aumento salarial dos profissionais da atenção básica. "Que o agentes de endemias e de saúde ganhem o piso de R$ 950,00. Vamos debater esse importante tema na Câmara, no próximo dia 31, às 19h. Estão todos convidados", salientou.
Site - O parlamentar encerrou falando sobre seu site, que já está no ar [www.rosaldodeoliveira.com.br], onde a população pode deixar sua mensagem ao vereador. "É uma ferramenta importante para um contato maior com a população", destacou.