Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
11/11/2013
Rosaldo participa de feira promovida por acampamentos rurais

A praça Alan Kardec, localizada na rua Wandenkolk, no bairro Planalto, sediou no último final de semana (dias 09 e 10/11) a 4ª edição da Feira dos Assentados e Acampados de Araçatuba e Região. A iniciativa da Assecamp (Associação de Assentados e Acampados), ligada ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), atraiu cerca de 400 pessoas. Ao lado do prefeito Cido Sério (PT), o vereador Rosaldo de Oliveira (PROS) prestigiou a abertura oficial do evento, na manhã de sábado.

Treze acampamentos e assentamentos de Araçatuba e de cidades da região, como Lavínia, Mirandópolis, Andradina e Castilho, participaram da feira, que ofereceu à população alimentos orgânicos, produzidos sem o uso de agrotóxico. "O que a gente vê aqui é uma coisa pequena, mas hoje os assentamentos da reforma agrária estão produzindo muito. Tem produção que está sendo entregue nos programas federais de aquisição de alimentos e está indo para merenda em muitas cidades", ressaltou o dirigente estadual do MST, Renê Parren, um dos organizadores do evento.

Além de verduras, legumes e frutas cultivadas pelos assentados e acampados, os visitantes conferiram produtos confeccionados pela Casa do Artesão de Araçatuba e por parceiros da iniciativa, como pinturas, bordados, trabalhos em couro, calçados, doces e salgados. Segundo Renê Parren, o principal objetivo do evento foi divulgar os benefícios da reforma agrária, aproximando o campo da cidade. "Nós temos um desafio muito grande e é principalmente a agricultura camponesa que têm a vocação de produzir alimento saudável para a população", disse o organizador.

O vereador Rosaldo de Oliveira foi uma das pessoas que apoiaram a realização do evento. "Nossa ideia é mostrar que o que é produzido no campo tem muita qualidade e que o benefício para a cidade é de grande valia", afirmou o parlamentar, que trabalha agora para que a feira seja periódica no Município. "A luta pela terra sempre existiu e vai continuar. Depois que os companheiros se assentam, eles começam a produzir. E nós precisamos escoar essa produção. Então, a nossa reivindicação é que tenhamos uma parceria para que a cidade receba uma feira noturna que se torne tradicional em nosso Município", pleiteou Rosaldo.

Ao destacar a importância do evento, o prefeito Cido Sério mostrou-se disposto a atender a reivindicação. "Essa feira é muito importante primeiro porque é uma feira de produtos orgânicos,  que vale a pena consumir porque faz bem para a saúde. E ela também tem um interesse do ponto de vista do desenvolvimento econômico e da organização social. As pessoas produzem e precisam vender. Se elas vendem diretamente, é mais barato e elas ganham mais. Ganha o consumidor e ganha o produtor. Já estamos no quarto ano e queremos melhorar. Que ela tenha uma participação mais cotidiana na vida da cidade, que aconteça mais vezes, no mesmo lugar e de maneira organizada", anunciou o chefe do Poder Executivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior