Samar garante abastecimento de água em Engenheiro Taveira
O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Dr. Jaime (PTB), recebeu da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) um TCA (Termo de Compromisso de Ajustamento), firmado entre a empresa concessionária de água e esgotamento sanitário e o Ministério Público (MP). O compromisso assumido pela Samar em 16 de julho deste ano é manter o abastecimento de água no bairro, que vem sendo feito por caminhões-pipa.
De acordo com o termo, enquanto perfura um novo poço com capacidade para atender a necessidade do bairro, a Samar mantém diariamente o fornecimento da água com uso de caminhões-pipa para garantir o abastecimento nos dois reservatórios do bairro.
Em apenas 16 dias do mês de setembro, a empresa transportou e abasteceu os reservatórios do bairro com dois milhões e setecentos e trinta e seis mil litros de água. Diariamente, são feitas entre seis e oito viagens com caminhões-pipa, transportando entre 120 e 180 mil litros de água, principalmente nos finais de semana, quando o consumo é maior e o abastecimento chega a 230 mil litros por dia.
O documento explica que com o longo período de seca deste ano, a situação se complicou a ponto de o principal poço de Taveira ficar totalmente inoperante desde a primeira semana de setembro.
Pelo TCA firmado com o Ministério Público, a Samar também se comprometeu a contratar um funcionário, morador do próprio bairro, para atender a população. O mesmo documento cita que, desde 7 de julho (antes da assinatura do TCA), um funcionário já exerce, em caráter permanente, suas atividades no bairro, monitorando o nível dos reservatórios e todo o funcionamento do sistema.
Segundo o ouvidor da Samar, Fernando Sávio, três poços do bairro estão sendo abastecidos com caminhões-pipa e as providências vêm sendo tomadas pela concessionária desde o começo do ano. “O bairro cresceu muito e, antes mesmo de firmar um termo de compromisso com o MP, a Samar já vinha tomando providências, tanto que os estudos para a perfuração do poço ocorreram em fevereiro e o termo é de julho. A Samar já mantinha um funcionário aqui, morador do bairro para atender a população e para acompanhar o nível dos reservatórios. A produção dos poços daqui já era insuficiente e hoje os caminhões-pipa estão mantendo o abastecimento”, disse.
Perfuração do poço
A obra de perfuração do novo poço do bairro rural Engenheiro Taveira está em andamento e, em 16 de setembro, já havia atingido 40 metros de profundidade. De acordo com estudos de avaliação hidrogeológica, a água com pressão suficiente para abastecer o bairro estaria entre 250 e 350 metros.
O cronograma da Samar prevê o prazo de um mês para a execução de uma adutora interligando o novo poço à rede atual, que parte do poço antigo para abastecer todo o bairro. O prazo final para a entrega do novo poço é 31 de dezembro. Até esse prazo, a Samar permanecerá abastecendo o reservatório com caminhões-pipa.
O atual sistema de esgoto de Taveira, que é precário, será desativado. O bairro contará com uma nova estação elevatória e será integrado à rede coletora de Araçatuba com a construção de um emissário de 2.110 metros até o coletor tronco, no córrego dos Tropeiros.