Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
08/02/2013
Secretária promete intervir em favor dos produtores rurais da região

Durante reunião realizada na Câmara Municipal, na quinta-feira (07/02), a Secretária de Estado de Agricultura e Abastecimento, Monika Bergamashi, prometeu ser uma interlocutora e uma defensora dos produtores da região nas demandas que passam pela pasta que ela representa e também por outras. Ao conversar com os representantes do setor presentes no evento, a secretária entendeu que a questão da implantação de um aterro sanitário no bairro rural da Prata é a que mais preocupa a classe no momento. Além disso, pode constatar que muitos outros problemas vêm tirando o sono de quem produz no campo entre eles, as dificuldades com financiamentos, falta de seguro, de crédito e de logística.

A reunião que teve início às 18h e se prolongou por, aproximadamente, três horas. Os trabalhos foram conduzidos pela idealizadora do evento, vereadora Tieza (PSDB), e contou com a participação do presidente da Casa, vereador Jaime José da Silva (PTB) e dos parlamentares Carlinos do 3º DP (PDT), Gilberto Batata Mantovani (PR) e Beatriz Soares Nogueira (PT). Prefeitos e vereadores das cidades de Birigui, Guararapes, Coroados, Brejo Alegre, além de representantes de associações, conselhos e entidades ligadas ao setor também vieram para encontro.

O deputado estadual Dilador Borges (PSDB), o prefeito de Guararapes, Edenilson de Almeida, o coordenador da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - José Carlos Rosseti e o diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural de Araçatuba, Cláudio Antônio Baptistella, foram integrantes da mesa de trabalho da reunião. O presidente da Câmara saudou os presentes em nome do Legislativo lembrando que a atividade agroindustrial é alavanca mestra do desenvolvimento da região.

No início do encontro, A Secretária da Agricultura destacou alguns avanços implantados pela secretaria que visam, principalmente agilizar processos burocráticos e ajudar os produtores na obtenção de recursos. Mônika sugeriu que a classe produtora se organize em associações e cooperativas para que possa ser mais visível pelo Estado e incentivar assim a efetiva implantação das políticas públicas necessárias .

Quanto à implantação do aterro sanitário na cidade, a Secretária prometeu informar-se sobre o andamento do processo. Ela ressaltou que os lixões são necessários mas que devem ser instalados levando-se em conta cuidados como a escolha de locais apropriados e mecanismos de redução e reciclagem.

A preocupação com o escoamento dos produtos em época de chuvas foi amplamente debatido durante o encontro, a má conservação de estradas vicinais e de pontes, como também a falta de viadutos, passagens e de retornos nas estradas estaduais prejudicam a vida dos agricultores. Os prejuízos são contabilizados principalmente pelos pequenos produtores, como ressaltou Alberto Figueredo da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Córrego da Divisa.

Ao final, a vereadora Tieza fez um balanço positivo da reunião. "Confesso que estou animada e feliz. Saímos deste encontro com as melhores expectativas com relação à área rural de Araçatuba", destacou.

A parlamentar ainda elogiou a disposição da Secretária Mônika que prometeu ser uma porta-voz das demandas da região tanto na esfera estadual, quanto na esfera federal. Em relação ao problema das estradas, Tieza acredita que a questão será amenizada por meio de parcerias entre prefeituras, usinas, governo do estado e quem mais tiver interesse em ajudar a manutenção das estradas rurais.

Fonte: Assessora de Comunicação Fátima mantello / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior