Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
18/06/2013
Secretário da Educação presta esclarecimentos na Câmara

Por mais de três horas, o secretário municipal de Educação, Luís Carlos Custódio, foi sabatinado pelos doze vereadores durante a 20ª sessão ordinária do ano, iniciada nesta segunda-feira (17) e concluída pouco depois da meia-noite de hoje (18). 

Na fase inicial da convocação, o secretário divulgou um vídeo institucional descrevendo os investimentos do governo municipal na aquisição de materiais pedagógicos e na realização de construções e reformas de escolas municipais. 

Após a explanação do secretário, ele respondeu a uma série de perguntas elaboradas pelos parlamentares sobre diversos temas, com destaque para a denúncia de estagiários lecionando, sem supervisão de professores, em escolas municipais, déficit de vagas em berçários e dificuldades para contratação de profissionais da educação, por meio de concurso público e processo seletivo. 

Os vereadores Rosaldo de Oliveira (PV), Dr. Nava (PSD), Arlindo Araújo (PPS) e Dr. Jaime (PTB) buscaram respostas objetivas do titular da Educação quanto à existência de estagiários ministrando aulas, sozinhos e sem supervisão de professores, para alunos que frequentam o ensino fundamental da rede municipal e de quem partiu a determinação para fazê-lo. "Secretário, tem ou não tem estagiário dando aula? O senhor tem sabe ou não sabe dessa situação?", questionou o parlamentar do PTB. 

Custódio respondeu que esta prática não contaria com sua anuência. "Vamos abrir uma sindicância para apurar a existência do fato, do qual só tomei conhecimento pelos relatos dos vereadores e pelo conteúdo divulgado na imprensa", afirmou. 

A existência de lista de espera por vagas em berçários na região sul e a suposta superlotação em berçários do município foram temas de outros questionamentos apesentados em plenário pelos vereadores Gilberto Batata Mantovani (PR) e Cido Saraiva (PMDB), respectivamente. 

As vereadoras Edna Flor (PPS), Tieza (PSDB) e Beatriz (PT) também formularam perguntas. Edna questionou o secretário sobre a possibilidade da Escola Municipal "Mariazinha Miloch" ser integrada à lista de unidades passíveis de reforma e as reais condições de ela ser contemplada como escola de período integral. Já a vereadora Tieza perguntou se as escolas Joaquim Dibo e Leonísia de Castro, que estão sob reformas, serão entregues dentro do prazo estipulado. Beatriz pediu ao secretário informações sobre a existência de ações de aprimoramento do processo de ampliação do turno de atendimento nas escolas, elevando-as à condição de período integral. 

Por fim, Rivael Papinha (PSB) e Carlinhos do 3º DP (PDT) pediram informações quanto à existência de prédio e espaços públicos para abrigar classes de berçário na Zona Sul e à segurança no transporte de alunos que moram no bairro Verde Parque.
Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior