Secretário do Meio Ambiente divulga ações em semana temática
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba, Jorge Rozas, utilizou a tribuna da Câmara dos Vereadores na última segunda-feira (06), durante a 19ª sessão ordinária, para anunciar a realização da Semana do Meio Ambiente no município. O tema escolhido pela Prefeitura para este ano é “Sustentabilidade, Qualidade de Vida e Saúde”.
De acordo com Rozas, entre os dias 6 e 11 de junho, estão programadas uma série de atividades envolvendo a participação da comunidade e de crianças matriculadas na rede municipal de ensino.
A visita de alunos ao Parque Ecológico Baguaçu (Peba), atividades no calçadão da Rua Marechal Deodoro com adultos e crianças e demonstrações dos trabalhos dos integrantes do Corpo de Bombeiros marcaram o primeiro dia da Semana.
Segundo a programação divulgada pelo secretário, até o próximo sábado (11), estão previstos ainda a realização de palestras educativas, ações de conscientização ambiental, revitalização de canteiros, plantios de árvores e um mutirão de limpeza do Córrego Machado de Melo e do Ribeirão Baguaçu, próximo ao Peba.
Ainda na tribuna, Jorge Rozas entregou aos vereadores uma cópia do Plano Integrado de Resíduos da Construção Civil, uma proposta normativa que regulamenta esta atividade específica no município e explorada por empresas construtoras, fornecedores de caçambas e outras áreas correlatas.
“O objetivo é descartar de maneira correta estes resíduos para evitar a poluição do meio ambiente, em conformidade com as normas dos órgãos ambientais, como a Cetesb, e a legislação federal”, explicou o secretário. “O texto já foi protocolado na Câmara e está aberto para receber alterações dos vereadores até que a versão definitiva seja votada em definitivo”, completou.
HOMENAGEM
Os vereadores aprovaram, em votação unânime, dois requerimentos de voto de aplauso durante a fase do Grande Expediente da 19ª sessão.
O primeiro deles, apresentado pelos vereadores Professor Cláudio (PMN) e Tieza (PSDB), homenageou o jornaleiro João Picolini Neto, que anunciou recentemente o fechamento da revistaria Sapico depois de 45 anos de atividades em Araçatuba.
O outro, apresentado pelo vereador Professor Cláudio, reconheceu a relevância do trabalho do jornalista Lucas Carvalho na área de comunicação social no município.