Serviços da Funerária Municipal são alvo de requerimento(Veja Vídeo)
Durante a 39ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (23), os vereadores aprovaram requerimento do parlamentar Joel de Melo Platibanda (PMN) sobre os serviços prestados pela Funerária Municipal, localizada no Jardim TV.
No pedido de informações oficiais, Platibanda questionou o prefeito Cido Sério (PT) quanto a pagamento de taxas pela comunidade para velar corpos de familiares e os valores correspondentes à execução do serviço.
Ainda sobre a arrecadação, o parlamentar perguntou sobre o destino dos valores recolhidos e desde quando a cobrança da taxa está em vigor.
Ao justificar a apresentação do requerimento, o vereador do PMN afirmou que tem sido constantemente procurado por usuários dos serviços funerais do município que reclamam da ausência de manutenção de equipamentos e instalações do prédio, que abrigam infiltrações e cadeiras mal conservadas. A falta de higiene e a carência de funcionários também são alvo de reclamações das pessoas que velam familiares e amigos na Funerária Municipal, segundo Platibanda.
"Mesmo com a falta de recursos humanos, é de se destacar o trabalho dos funcionários que trabalham na Funerária, uma vez que se desdobram para tentar atender a população num momento tão delicado como a da perda de entes queridos", explicou.
A presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), reforçou a precariedade das instalações do prédio e a necessidade de reforçar a equipe de funcionários para atender a demanda dos serviços funerários, que operam 24 horas por dia. Para ilustrar a deficiência, uma reportagem produzida pela TV Câmara (Canal 96 do Sistema Net de TV a Cabo) sobre a funerária municipal foi solicitada pela vereadora.
"Sabemos que as pessoas recolhem taxas para velar os corpos na funerária municipal e estes valores precisam ser revertidos para o prédio, que necessita de banheiros, cadeiras adequadas, além de uma sala específica de preparação de corpos", argumentou.