Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
01/04/2015
Servidores da Saúde recebem menção honrosa por ação integrada

O município de Araçatuba foi contemplado com menção honrosa pela exposição do trabalho “Estratégia de Integração de Serviços de Saúde - Ambulatório, Pronto-Socorro e Hospital Referenciado: Seis Anos de Experiência”. 

O reconhecimento formal à sistemática implantada no ano de 2009 – início da primeira gestão do prefeito Cido Sério – foi apresentado durante a 7ª edição da Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios inserida no 29º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em Campos do Jordão entre os dias 18 e 20 de março.

Convidada pelos vereadores, a equipe de profissionais de saúde ocupou a tribuna da Câmara para divulgar o funcionamento da gestão dos serviços de saúde e seus principais objetivos, dentre eles: o aperfeiçoamento do atendimento aos pacientes com HIV/Aids, estímulo à ampliação dos diagnósticos precoces e elaboração de estratégias de integração dos atendimentos em esferas diversas de saúde.

Para a diretora administrativa do Ambulatório Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites, Sandra Exaltação, a menção honrosa ao trabalho estimula os profissionais de locais a aprimorarem o serviço de atendimento buscando a melhoria contínua.

“Foram apresentados 600 trabalhos e desse total, selecionados 25, entre os quais está nosso trabalho de integração. É recompensador para a equipe ser reconhecida com essa menção”, afirmou Sandra.

Segundo o médico Fábio Bombarda, a integração dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde e Santa Casa de Misericórdia permite a uniformização dos procedimentos adotados para acompanhar e tratar os pacientes de forma satisfatória.
Bombarda comentou ainda a evolução recente das formas de diagnóstico precoce e tratamento da tuberculose no município com reconhecimento estadual.

“Nós já estivemos nas piores colocações entre os municípios paulistas com altos índices de mortalidade entre pacientes e baixa adesão ao tratamento. Com a centralização do ambulatório, notamos uma melhora significativa a ponto de ganhar o quinto prêmio da Secretaria Estadual de Saúde que atesta o alto nível de cura entre pacientes tuberculosos e redução drástica de mortes por conta desta doença”, explicou.

O médico ainda alertou para a importância do diagnóstico precoce da tuberculose por meio de exames preventivos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) localizadas nos bairros da cidade.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula// Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior