Servidores de Itajaí conhecem projeto de informática da Câmara
Uma comitiva de funcionários da Câmara Municipal de Itajaí (SC) visitou o Legislativo araçatubense nesta segunda-feira (04/04). O grupo foi recebido pelo presidente, Cido Saraiva (PMDB), e pelo diretor geral da Casa, Antônio Lourenço Leal.
Os visitantes vieram buscar referências sobre o projeto de informática implantado na Câmara de Araçatuba. A pesquisa vai nortear a compra de equipamentos que deverão ser adquiridos pela casa legislativa de Itajaí nos próximos meses. "Buscamos referências porque o investimento para adquirir o material necessário é alto, mais de R$ 100 mil para implantar o sistema de rede", explicou a secretária de Finanças, Valdirene Aparecida Mazzetto Moroso.
O presidente Cido Saraiva lembrou que a informatização agiliza os serviços e diminui os custos operacionais. "A intenção nossa é implantar novos serviços on-line dentro dos próximos dois meses. Estaremos ligados inclusive com a Prefeitura, diminuindo o trâmite desnecessário de papeis e de tempo.", prometeu.
Além dos serviços de informática, outros assuntos foram discutidos durante a visita. O assessor Luiz Ricardo, de Itajaí, falou sobre a experiência do Balcão Cidadania, implantado no Legislativo daquela cidade pelo atual presidente, Luiz Carlos Pissetti (DEM), que já esteve em Araçatuba, em novembro de 2010. O projeto tem como objetivo oferecer serviços de orientação e a retirada de documentos como: certidão de nascimento, certidão de óbito, certidão de casamentos, RG, certidão de adoção, bem como receber e encaminhar atos contra o cidadão e assistência na área jurídica. "Com esse novo serviço, trouxemos a população para a Câmara. Até as sessões legislativas se tornaram mais atrativas e ganharam novo público", ressaltou.
Cido Saraiva destacou a importância da troca de informações e de experiências entre as Casas Legislativas. "Podemos aprender com eles, mesmo porque as duas cidades têm muito em comum, número populacional, quantidade de vereadores e a mesma vontade de prestar bons serviços à população", finalizou o presidente.