Sessão de hoje terá momento especial para reverenciar Adoção
Ao contrário de anos anteriores, esse ano a Câmara Municipal não fará uma sessão especial para marcar o Dia Nacional da Adoção, que acontece nesta terça-feira, dia 25/05. Mas nem por isso a data vai passar em branco.
Durante a décima sétima sessão ordinária de 2010, que acontece hoje, 24/05, os vereadores farão uma pausa nas atividades legislativas para lembrar o tema. A presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), explica que essa é mais uma das medidas de economia que foram implantadas esse ano.
"Como estamos atravessando um ano financeiro difícil optamos por fazer a homenagem durante a própria sessão ordinária, pois assim conseguimos conter mais uma despesa", explica a parlamentar.
Representantes de entidades como a Associação de Pais e Filhos Adotivos e Ai.Bi (Amici dei Bambini) estarão presentes na sessão. Na oportunidade será apresentado um vídeo, produzido pela TV Câmara, que retrata a realidade de crianças e adolescentes que vivem nas instituições Casa da Criança e Casa Abrigo, em Araçatuba, além de mostrar casos bem sucedidos de adoção.
Desde que o Dia Nacional da Adoção foi implantado, através da lei nº 10.447-09/2002, em decorrência do movimento de grupos e associações de apoio à causa, as vitórias são muitas. Em mais de 100 municípios brasileiros, pais e pretendentes à adoção, pesquisadores, profissionais e voluntários, reúnem-se periodicamente para debater assuntos de interesse de todos, em especial de crianças e adolescentes que ainda não tem uma família.
Para essas pessoas, os projetos de adoção em suas vidas passaram do estágio de realização pessoal para se transformar em exercício cidadão na construção de possibilidades efetivas de garantir o direito à convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes.