TCE-SP promove curso de capacitação na Câmara
A Escola de Contas Públicas do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) promoveu o curso "Funcionalidades do Sistema Audesp", nesta quinta-feira (20/06), em Araçatuba. A capacitação foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores, das 9h às 13h. Participaram cerca de 110 pessoas, entre gestores públicos e servidores responsáveis pelo controle interno e prestação de contas de Prefeituras, Câmaras e órgãos da administração indireta de 40 municípios da região.
O encontro objetivou apresentar aos participantes o histórico, a página eletrônica, e o passo a passo da navegação pelos principais conteúdos do Sistema Audesp, um projeto que utiliza a tecnologia da informação para aprimorar os procedimentos de coleta de dados dos órgãos fiscalizados pelo TCE-SP. As atividades foram conduzidas pelo coordenador da Audesp, Mauricio Queiroz de Castro, e pelo chefe de fiscalização financeira da divisão, Rodney Idankas.
"A nossa ideia é passar as funcionalidades desse sistema para as pessoas que estão chegando agora na administração pública, em razão da nova gestão municipal", explicou Idankas. "O público-alvo são gestores, prefeitos, secretários, contadores, enfim, pessoas que estão diretamente envolvidas com o controle do recurso público", continuou Castro.
Iniciado em meados de 2003, o sistema Audesp (Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo) recebe e analisa informações dos órgãos públicos referentes a licitações e contratos, contas anuais, atos de pessoal, dados contábeis, planejamento, auxílios, subvenções e contribuições, emitindo alertas diante de indícios de irregularidades.
"É um projeto inovador no âmbito do Tribunal de Contas, que está se aperfeiçoando a cada dia. Temos verificado melhora na qualidade das informações que recebemos e no trabalho de fiscalização desenvolvido", avaliou o diretor da unidade regional de Araçatuba do TCE-SP, Francisco Carlos Grancieri.
O curso realizado em Araçatuba já ocorreu na capital e em Presidente Prudente. Até novembro, também acontecerá em Ribeirão Preto, Sorocaba, Itapeva, Registro, Araraquara, Campinas e Guaratinguetá.