Tieza cobra melhorias em Pronto Atendimento do São João
Durante o uso da tribuna da 12ª sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (22/4), a vereadora Tieza (PSDB) cobrou providências do poder público para melhorar as condições de infraestrutura e do serviço oferecido pelo Pronto Atendimento do bairro São João. A parlamentar, que na semana passada esteve na unidade, comentou casos de atraso no atendimento de pacientes. "A minha assessoria tem ido direto lá para atender reclamações. Há pessoas em situação de urgência que esperam horas para serem atendidas", disse.
Outro problema constatado foi a falta de manutenção da unidade. "Eu fiquei assustada com a falta de manutenção predial em um lugar que atende na área da saúde, com a parede tudo sem pintura. Eu tenho certeza que a prefeitura não daria um alvará de funcionamento e não permitiria que uma clínica particular continuasse atendendo nas condições em que eu vi o PA do bairro São João", denunciou.
A parlamentar também pediu maior diálogo do secretário de Saúde com as Unidades Básicas de Saúde para buscar soluções para os atendimentos de pacientes. "Muitos dos casos que estão lotando o pronto-socorro não estão sendo atendidos nas UBSs. Tem gente que vai na UBS e fica entre três e cinco dias para conseguir uma guia para exame, daí não aguenta mais e vai para o pronto-socorro. Eu vou pedir providências e quero saber se as Unidades Básicas estão cuidando da saúde primária", explica.
As precárias condições das praças da cidade também foram relatadas pela vereadora, que pediu medidas de limpeza e iluminação dos locais. "As praças são a cara da cidade, nós temos muitas que foram cartão-postal da cidade durante anos. Eu fiz uma indicação para iluminar a praça João Pessoa, pois passei lá e vi as crianças no escuro", lamentou.
Ao usar a tribuna, Tieza ainda ressaltou que entrou com uma representação no Ministério Público cobrando a instalação de calçadas na rua Antônio dos Santos Ribeiro, que liga os bairros Antônio Vilela e São Rafael. Desde 2009, a parlamentar tem acompanhado o caso. "Em uma das ocasiões, nós tivemos uma resposta que, por se tratar de APP, a Cetesb tinha que dar licença. Nós fomos atrás e a Cetesb informou que sequer tinha sido foi oficiada. Ninguém pediu à Cetesb o licenciamento para que se fizesse a calçada e nós estamos na expectativa de que a prefeitura faça as calçadas", destacou.
A parlamentar também disse que esteve, há duas semanas, com o deputado estadual Dilador Borges (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo estadual). Na ocasião, foram entregues ofícios pedindo para asfaltar o restante das ruas do bairro Água Branca e a realização de obras de pavimentação e iluminação do pontilhão que liga os bairros Nova Iorque e Alvorada.
Tieza também falou sobre a necessidade de melhorias para o Jardim Atlântico. Nos últimos minutos do uso da tribuna, a vereadora solicitou a exibição de uma reportagem, produzida pela TV Câmara, sobre a visita ao Legislativo de um técnico do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). O objetivo foi avaliar os riscos que a possível instalação de um Central de Gerenciamento de Resíduos pode trazer à operação de aeronaves.