Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
29/03/2010 16:01:14
Tieza constata problemas de infraestrutura nas Chácaras Arco-Íris(Veja Vídeo)

Situada na divisa do bairro Chácaras Arco-Íris e do Parque Industrial Maria Isabel Piza de Almeida Prado, a Rua Adelino Graton agoniza à espera de máquinas e funcionários para revitalizá-la.

Considerada a principal via de circulação de pedestres e veículos naquela região, a via se resume atualmente a uma extensa faixa de erosão de terras e um depositário de lixo e entulho a céu aberto.

A situação caótica levou vários moradores a acionar a vereadora Tieza (PSDB), que compareceu na manhã de ontem (29) ao local e constatou diversos problemas. A precariedade da via é tema de requerimento de autoria da parlamentar que será apresentado em plenário nas próximas sessões.

O mau cheiro advindo dos resíduos, das carcaças de animais mortos lançados ao chão e das fossas torna-se o vizinho indesejado dos moradores e se constitui como ameaça frequente a saúde pública.


Em dias de chuva, a situação piora: a enxurrada que vem das imediações da Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463) encobre os buracos da rua e esconde os perigos debaixo d' água.

A iminência de acidentes aumenta e com ela o risco de mortes ao qual os moradores estão submetidos, em especial as crianças que brincam nas proximidades.

"Esta rua já foi bem mais movimentada: carros, motos, caminhões passavam por aqui com freqüência há pouco mais de dois anos. Atualmente, isso é impossível, o risco de tombamento é total", afirmou a dona de casa Eunice Gonçalves.

Para "amenizar" o impacto das enchentes e evitar a entrada de água nas residências, o autônomo Marcelo Buono recorre a resíduos de construção - como blocos e tijolos misturados a terra - para construir uma espécie de barreira de contenção.

"Se a Prefeitura não resolve o problema, o jeito é nós mesmos darmos uma solução. É um perigo para a vida das crianças circular por aqui", afirmou Buono.

A dona de casa Nadir Marin é uma das mais indignadas com o desgaste da via. "Estamos abandonados: nossas crianças são obrigadas a subir, até debaixo de chuva, até a rodovia para pegar o ônibus para ir à escola, já que o ônibus não passa pela rua, tamanha a quantidade de buracos", protestou.

Para a vereadora, as erosões não são o único problema para a comunidade em épocas de chuva. "O problema da rede de esgoto também é evidente por aqui. Em muitas casas, existem fossas e os problemas se agravam em épocas de chuva, quando transbordam e causam vários transtornos para a comunidade", informou.

Segundo ela, o fato de existir um problema de saneamento próximo de um parque industrial é prejudicial ao desenvolvimento econômico da cidade.

"Por isso, peço ao prefeito Cido Sério que se sensibilize com esta situação e resolva o problema de infraestrutura do bairro Chácaras Arco-íris", afirmou.

ESCOLA -

Se não bastassem os problemas de infraestrutura do bairro Chácaras Arco-Íris, um dos pontos criticados pela comunidade é a desativação da escola estadual Luís Ortiz, situada a alguns quarteirões da rua Adelino Graton.

Apenas algumas aranhas, do alto de suas teias, habitam o lado externo do prédio. Para a vereadora Tieza, se fosse revitalizado, o local poderia abrigar turmas de ensino infantil ou fundamental, além de receber projetos de atendimento a crianças, adolescentes e adultos e cursos para a comunidade.

"Isso evitaria que muitas delas ficassem expostas aos perigos", afirmou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior