Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
29/03/2010 09:39:55
Trânsito pesado deve voltar para vicinal(Veja Vídeo)

Os transtornos enfrentados pelos moradores da rua Dirceu Pereira dos Santos podem estar próximos de uma solução no bairro Etheocle Turrini. Na última sexta-feira, 26/3, Rivaldo Silva Gentil, diretor do Demtra (Departamento Municipal de Trânsito), e Toshio Araki, arquiteto da Divisão Técnica da secretaria de Planejamento, analisaram o tráfego de veículos no local e destacaram que serão feitas mudanças. O vereador Dr. Nava (PSC), que pediu providências para o trecho, acompanhou a visita e a pré-metragem da área.


A via Etelvino Pereira dos Santos é um dos principais pontos de entrada à zona norte de Araçatuba. Com a transformação do desvio do trânsito da vicinal para a rua Dirceu Pereira dos Santos, dezenas de casas começaram a ter rachaduras por causa do tráfego de veículos pesados. O barulho e a insegurança também aumentaram no local, gerando reclamações dos moradores.

Após o envio de uma indicação do vereador Dr. Nava, as secretarias de Planejamento e de Obras concordaram com a necessidade de retorno dos veículos para a pista. Outra sugestão que pode ser acatada é construir uma rotatória no acesso ao bairro Etemp.

De acordo com Rivaldo Silva Gentil, diretor do Demtra (Departamento Municipal de Trânsito), uma medida deve ser tomada rapidamente. "A mudança não traz muito gasto e complicações. Precisamos sinalizar bem a via e estudar a colocação de um redutor de velocidade, pois o limite é de 60 km por hora e os veículos passam a 120 km", disse. Segundo Gentil, a instalação da rotatória não precisa de licitação.

Uma pré-medição já foi feita no trecho da vicinal. Toshio Araki, arquiteto da Divisão Técnica da secretaria de Planejamento da prefeitura de Araçatuba, destacou que outro estudo será realizado em busca de sanar o problema. "O trânsito deve mudar com a rotatória ou outro sistema adotado", explicou.

Em visita ao local, o vereador Dr. Nava se mostrou otimista com a possível resolução da dificuldade enfrentada pelos moradores do bairro. "Todos os departamentos da administração não viram irregularidades no pedido de alteração. Isso não vai mais continuar do jeito que está", destacou. O parlamentar também destacou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) apenas teria autorizado a mudança no trânsito, tendo o município assumido as responsabilidades.

O estudo para retornar o tráfego pesado para a vicinal animou os moradores. "A passagem de caminhões abala tudo. Perdemos a privacidade de ficar dentro da própria casa", disse Maria de Lourdes Donero. "Se voltar como era antes, vai ficar um paraíso. A situação está ruim", completou o morador Elias Marinho.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: