Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
19/08/2011 17:17:41
Vereador apoia trabalho do Grupo Corrente do Bem

O vereador Dr Nava (PSC) usou a tribuna da Câmara durante o pequeno expediente da 24ª sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (15/08) para divulgar e apoiar o trabalho desenvolvido pelo grupo Corrente do Bem de Araçatuba. Idealizado pela psicóloga Elder Gislene Polizeli Ferreira, o grupo é coordenado por oito pessoas e pretende congregar a todos  que desejam trabalhar pela qualidade vida dos araçatubenses.  

A idéia é desenvolver campanhas de conscientização e educação para que a sociedade possa entender melhor a realidade do próximo, ajudando no que for preciso para amenizar dificuldades e desafios, apresentando, inclusive, propostas de políticas públicas para ajudar a construir uma sociedade inclusiva. As dificuldades das pessoas com deficiência física é o primeiro tema a ser trabalhado pelo grupo.    

Para entender melhor as dificuldades das pessoas com deficiência, integrantes do grupo estão vivenciando a realidade deles.  Ernesto Pereira Lemos, por exemplo, depende de cadeira rodas desde os 15 anos e conta o quanto é difícil se locomover pela cidade. Ele reclama que os obstáculos são inúmeros e até mesmo os equipamentos construídos para garantir o acesso, na maioria das vezes, não estão de acordo com necessidade dos deficientes. Outra grande dificuldade enfrentada por ele e por muitos outros cadeirantes é com os serviços públicos de transporte. Muitas vezes, os elevadores de acesso não funcionam e os cintos de segurança estão quebrados. "Tenho que depender da boa vontade de alguns passageiros para me ajudar e outras vezes não posso utilizar o serviço", explica.  

Segundo dados apurados pelo Conselho Municipal de Pessoas com deficiência de Araçatuba, existem no Brasil cerca 22,5 milhões de habitantes com algum tipo de deficiência física, isso representa 14,5% da população. Em Araçatuba isso equivale a mais de 20 mil cidadãos, sem contar as pessoas com limitações passageiras, os obesos, mulheres grávidas e idosos que têm dificuldades para caminhar nas calçadas e ruas da cidade. "Gente que tem o direito constitucional de ir e vir, como qualquer outro", lembra a psicóloga Elder.

O grupo Corrente do Bem vai realizar no próximo dia 10 de setembro, sábado, a partir das 9h da manhã um encontro, aberto ao público, na Sala das Sessões da Câmara Municipal de Araçatuba para apresentar a ideologia do grupo e debater propostas de trabalho sobre acessibilidade. Em seguida, será realizada uma caminhada pelas ruas centrais da cidade com distribuição de panfletos e adesivos sobre o tema.

O vereador Dr. Nava explicou que o grupo já conta com a adesão de 80 voluntários e pretende reunir mais pessoas. "Temos que valorizar e apoiar iniciativas como essa", salientou.

Quem quiser saber mais sobre o grupo pode acessar no facebook: corrente do bem Araçatuba.     

Fonte: Divisão de Comunicação: Fátima Mantello / Foto:Angelo Cardoso
Compartilhe: