Vereador Batata participa de jornada de aleitamento materno
O vereador Gilberto Batata Mantovani (PR) prestigiou ontem (4) a abertura da 2ª Jornada Multiprofissional em Aleitamento Materno realizada no auditório do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Araçatuba.
O evento, promovido pelo Hospital Municipal da Mulher, teve como tema “Amamentação: um ganho para toda a vida” e reuniu profissionais de saúde de Araçatuba e região.
A ação faz parte da programação de eventos do município para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto, cujo período coincide com a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, instituído na cidade com base num projeto de lei de autoria do vereador Batata e aprovado pela Câmara em junho do ano passado.
A consultora da Rede Ibero-Americana de Banco de Leite e coordenadora do Centro de Referência para Bancos de Leite do Estado de São Paulo, Anália Ribeiro Heck, e a coordenadora do Banco de Leite Humano do Centro de Referência Leonor Mendes Barros (SP), Maria José Guardia Mattar, foram algumas das profissionais renomadas convidadas para a jornada.
Na sua apresentação, Anália Heck destacou a importância da amamentação para a saúde das mães e crianças. “O foco da minha palestra são as medidas protetivas que garantam a amamentação exclusiva para crianças com até seis meses de idade e as ações de incentivo às mães que quiserem continuar amamentando depois desse período nos locais de trabalho e nas creches”, comentou a palestrante.
Na sequência, Maria José Guardia comentou o impacto do banco de leite humano para a vida de pacientes que ocupam um leito em unidades de terapia intensiva neonatal. “Bebês nascem todos os dias e é importante que estimulemos mães que já amamentam a doar o excedente do leite a crianças prematuras que necessitam do alimento. O Banco de Leite em Araçatuba é referência regional para atender famílias de outras cidades e está com estoque baixo do alimento. Precisamos do empenho dos centros de saúde de outros municípios para equilibrar o estoque do banco”, afirmou Maria José.
Convidado para compor a mesa de autoridades da jornada, o vereador Gilberto Mantovani reforçou o apelo dos representantes do banco de leite para ampliar a doação de leite. É uma ação solidária, acima de tudo, que salva vidas e faz a diferença na vida de bebês que necessitam desse alimento”, afirmou Batata.
Serviço
Mães que estejam amamentando são potencialmente doadoras. As coletas são realizadas nas residências das mulheres dispostas a doar o leite excedente. Para isso, elas podem procurar o Banco de Leite de Araçatuba, localizado nas dependências do Hospital da Mulher, na Rua Sacadura Cabral, 471. O telefone para obter outras informações é 3636-1170.